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Ibope Media

Pesquisa revela dados de consumo e investimento em mídia na América Latina

19.08.13


O Ibope Media divulga dados sobre consumo e investimento em mídia na América Latina, por meio da edição 2013 do Media Book.



Segundo a pesquisa, a migração do acesso à internet de locais públicos para o ambiente doméstico impulsionou o acesso em casa, principalmente no Chile (88%), Argentina (83%) e Brasil (79%). Nesses países também ocorre elevada utilização da rede no local de trabalho.



De acordo com o Media Book, a TV aberta está presente na maioria das casas em todos os países da América Latina e isso se reflete no investimento publicitário. Em todos os países monitorados pelo Ibope Media, a TV aberta é o meio com maior participação em relação ao total investido em publicidade. No Equador e na Nicarágua, 82% dos investimentos foram destinados à TV aberta.



O estudo também aponta que a TV por assinatura tem forte presença. Na Colômbia e Honduras, foram registradas as maiores penetrações do meio, com 86% e 84%, respectivamente. Também é na Colômbia que a TV por assinatura tem maior participação no investimento publicitário, quando comparada aos demais países: recebeu 22% do total.



Já o rádio atinge maior penetração na Guatemala (82%), Peru (81%) e Honduras (77%). Por outros lado, os países com as principais participações do meio em publicidade são Colômbia (19%) e Costa Rica (17%).



As maiores penetrações do meio jornal na América Latina concentram-se na Colômbia (78%), Guatemala (78%) e em Honduras (76%), que se destaca entre os países que mais investem. Do total investido em publicidade no país, 29% são destinados ao meio, seguido pela Costa Rica (25%) e Argentina (22%).



O Media Book é uma publicação anual do Ibope Media, agora no formato online, disponível em português, inglês e espanhol.



As informações apresentadas no Media Book têm como fonte os estudos regulares do Ibope Media e são geradas a partir da coleta de dados em 10.455 domicílios do Painel de Audiência de Televisão (com peoplemeter) na América Latina, 538.160 entrevistas realizadas por ano para pesquisa de rádio, 69.395 entrevistas realizadas anualmente sobre hábitos de consumo, além do monitoramento de nove meios para investimento publicitário, sendo pesquisados 229 canais de TV aberta, 162 canais de TV por assinatura, 455 canais de rádio, 703 títulos revista e 244 títulos de jornais.



Outras informações do Media Book 2013 (aqui).


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