arrow_backVoltar

Ibope Mídia

Hábitos de consumo da mulher brasileira

05.03.10

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, O Ibope Mídia revelou dados sobre os hábitos e comportamentos da brasileira quando o tema é consumo.


O levantamento é baseado nas informações do Target Group Index e aponta que 67% das mulheres realizaram compras pessoais (excluindo bebidas e alimentos) nos últimos 30 dias, em contrapartida ao índice de 58% entre o público masculino.


Juliana Sawaia, gerente de marketing do Ibope Mídia, ressalta que, em geral, "as mulheres  gostam de variar marcas, procuram preços mais baixos e afirmam que vale a pena pagar um pouco mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade”.

Entre as brasileiras que foram às compras nos últimos 30 dias, 78% declaram ter comprado roupas femininas, 60% calçados, 43% roupas para homens e 39% roupas para crianças e bebês.


As lojas de rua seguidas pelos shopping centers lideram como locais preferidos de compras pelo público feminino.


Além disso, 10% das mulheres declaram que comentam suas aquisições na internet avaliando a qualidade dos produtos. Entre os homens, o índice é de 13%


As categorias mais comentadas por elas são as de telefones celulares (31%), equipamentos de TV, vídeo, som (28%), roupas (23%), vida saudável, exercícios e alimentação (17%).


Já o público masculino opina e faz avaliações das categorias de equipamentos de televisão, vídeo e som (41%), automóveis (32%) e telefones celulares (32%).


A forma de pagamento mais usada é o dinheiro (61%), principal moeda de compra, além dos cartões de crédito (32%), de débito (21%) e cheque (7%).


O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 64 anos.

Ibope Mídia

/