arrow_backVoltar

Ibope Mídia

Em BH, consumo de jornais é 35% maior

19.08.09

O consumo de jornal em Belo Horizonte (MG) é 35% maior do que a média do país, aponta estudo do Ibope Mídia.


As seções lidas com maior freqüência pelos mineiros são as de notícias locais, nacionais e a primeira página da publicação.


Os meios de comunicação são considerados pela população, principalmente, como fonte de entretenimento, companhia e informação.


Quanto ao consumo de internet, os usuários regionais têm tempo de utilização diária de 2 horas e 12 minutos. Em comparação com o restante do Brasil, a população de Belo Horizonte utiliza mais o serviço de envio e recebimento de mensagens instantâneas e upload de fotos e vídeos em sites de compartilhamento.


A pesquisa aponta ainda que, quando o assunto é tecnologia, a penetração do telefone celular é 10% superior na região de grande Belo Horizonte, enquanto a de câmeras digitas é 15% inferior à média brasileira.


Com relação ao consumo de produtos financeiros, a posse de cartões de crédito saltou de 53%  para 60% em Belo Horizonte, um crescimento de 13%.


A grande Belo Horizonte destaca-se na posse de seguro de vida, com penetração de 14%, enquanto a média brasileira é de 12%.


O mesmo acontece na posse de seguro saúde e assistência médica, com penetração de 32% na região, em contraponto a 28% da média do país.


A influência de amigos nas decisões de compras por parte dos mineiros está acima da média em todas as categorias de produto. Bebidas alcoólicas são a categoria sobre a qual os amigos mineiros mais destacam-se da média nacional: 20% declaram os amigos como uma das principais influências nas decisões de compra desse tipo de produto, contra 9,5% na média nacional.


A pesquisa utiliza como base dados regulares de investimento publicitário coletados periodicamente pela ferramenta Monitor Evolution e análises fornecidas pelos produtos Target Group Index e Media Workstation.


O estudo é destaque na primeira edição do Comunica MG - Semana de Eventos Integrados da Indústria da Comunicação, que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 18 e 21 de agosto.

Ibope Mídia

/