arrow_backVoltar

Ibope Monitor 3

Investimentos publicitários crescem 16% em 2011

20.01.12

Os investimentos publicitários no Brasil cresceram 16% em 2011 em relação a 2010, atingindo R$ 88,3 bilhões, de acordo com dados do Ibope Monitor.


O meio TV aberta manteve a liderança e recebeu o maior volume de investimentos publicitários em 2011. Apesar do crescimento nos investimentos, que passaram de R$ 40,2 bilhões em 2010 para R$ 46,3 bilhões, a participação do meio continua a mesma, com 53% do total.


O meio jornal, que teve 21% de share em 2010, caiu para 20%. Revista e TV por assinatura mantiveram 8% de participação cada, em 2011.

A internet foi destaque no ano passado e passou de participação de 4% para 6%. Nos últimos três anos, o meio apresenta crescimento acima da média do mercado. Já o meio rádio manteve 4% de share.


Confira abaixo a participação de cada meio em 2011 e 2010:

                R$ (000) PART%


                Jan a Dez 2011           Jan a Dez 2010
 
TOTAL     88.318.651 100          76.256.415 100
 
TV             46.377.453  53            40.213.791 53
 
JORNAL  17.252.925  20            16.120.105 21
 
REVISTA  7.259.055    8               6.407.192   8
 
TV ASSINATURA  7.466.361  8    6.330.570 8
 
INTERNET       5.393.712  6        3.160.863 4
 
RÁDIO                 3.659.343  4         3.056.429 4
 
CINEMA               341.723  0            432.677   1
 
MOB. URBANO     446.210  1          407.561  1
 
OUTDOOR            121.868  0          127.226  0


Veja o comparativo entre 2010 e 2009 da participação dos meios no bolo publicitário, aqui.


Confira o ranking das maiores agências de 2011 aqui. E dos maiores anunciantes do ano passado aqui.

Ibope Monitor 3

/