Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Rankings da internet no Brasil
O Ibope Nielsen Online apresenta o estudo Painel de Internautas, uma radiografia da internet brasileira, com informações sobre audiência única, audiência duplicada, origem e destino das visitas dos sites e time spent, entre outros.
A empresa ressalta que a posição de "líder em audiência" pode ser ocupada por diferentes organizações ou marcas, de acordo com o tipo de critério utilizado no ranking*.
Veja alguns dos principais dados revelados pelo estudo em agosto.
Painel de residências e local de trabalho 10 marcas, incluindo aplicativos agosto de 2009
Brand Audiência Única (000)
Total de Minutos (000)
Páginas Vistas (000)
Google 34.173 6.394.997 14.893.938
MSN/WindowsLive/Bing 32.579 14.666.604 4.453.464
Orkut 27.893 6.068.968 18.531.372
UOL 27.685 2.797.405 4.075.192
Microsoft 25.700 1.583.738 159.388
iG 23.999 1.255.794 2.210.055
Globo.com 22.918 1.688.541 2.609.028
Terra 22.776 1.134.449 1.933.440
YouTube 22.434 1.309.488 1.779.542
Yahoo! 21.871 1.143.352 2.239.515
Painel de residências e local de trabalho 10 marcas, excluindo aplicativos agosto de 2009
Brand Audiência Única (000)
Total de Minutos (000)
Páginas Vistas (000)
Google 34.137 6.163.339 14.893.938
Orkut 27.893 6.068.968 18.531.372
MSN/WindowsLive/Bing 27.707 2.300.908 4.453.464
UOL 27.685 2.797.363 4.075.192
iG 23.999 1.255.794 2.210.055
Globo.com 22.918 1.688.541 2.609.028
Terra 22.776 1.134.449 1.933.440
YouTube 22.434 1.309.488 1.779.542
Yahoo! 21.781 1.050.861 2.239.515
Blogger 19.134 484.623 889.230
Uma marca (Brand) é um conjunto de canais, domínios e/ou urls pertencentes, ligados ou cedidos a uma empresa ou subsidiária. A audiência de home pages, por exemplo, está contida dentro da audiência da marca.
Em agosto de 2009, 37,3 milhões de pessoas usaram a internet no trabalho ou em residências, crescimento de 2,3% sobre os 36,5 milhões registrados no mês de julho. A quantidade de pessoas com acesso no trabalho ou em residências, que era de 44,5 milhões, cresceu 5% e chegou a 46,7 milhões.
Tempo de uso, número de usuários ativos e número de pessoas com acesso internet no trabalho e em domicílios, Brasil julho e agosto/2009
julho/2009 agosto/2009
Tempo de navegação por usuário (hh:mm) 48:26 46:14
Número de usuários ativos (000) 36.449 37.289
Número de pessoas com acesso (000) 44.452 46.646
Considerando apenas os internautas residenciais, o crescimento mensal do número de usuários ativos em agosto foi de 5,4%, atingindo a marca de 29 milhões de pessoas. Em relação a agosto de 2008, a evolução foi de 19%. O tempo de navegação por pessoa em residências chegou a 30 horas e 33 minutos. O número de pessoas que moram em domicílios em que há a presença de computador com internet cresceu para 42,2 milhões.
Tempo de uso, número de usuários ativos e número de pessoas com acesso internet em domicílios, Brasil julho e agosto/2009
julho/2009 agosto/2009
Tempo de navegação por usuário (hh:mm) 30:13 30:33
Número de usuários ativos (000) 27.501 28.977
Número de pessoas com acesso (000) 40.164 42.209
O Ibope Nielsen Online projeta a existência de 64,8 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade com posse de telefone fixo ou móvel.
As categorias com maior crescimento proporcional no número de usuários na navegação, no trabalho e em residências, em agosto na comparação com julho, foram Educação e Carreiras, com aumento de 7,2%, Notícias e Informações, com evolução de 4,4%, e Governo e Entidades sem Fins Lucrativos, com crescimento mensal de 2,7%.
* O Ibope Nielsen Online pede que fique claro que prefere que a divulgação de rankings seja evitada e desaprova a citação de nome de empresas concorrentes em anúncios de qualquer natureza. No entanto, excepcionalmente neste mês, envia os rankings das 10 mais fortes marcas da internet brasileira, incluindo e excluindo aplicativos, ordenados pela audiência única no mês de agosto, "visando dar ao mercado uma visão completa do panorama atual".