arrow_backVoltar

Ibope Nielsen Online

Rankings da internet no Brasil

21.09.09

O Ibope Nielsen Online apresenta o estudo Painel de Internautas, uma radiografia da internet brasileira, com informações sobre audiência única, audiência duplicada, origem e destino das visitas dos sites e time spent, entre outros.


A empresa ressalta que a posição de "líder em audiência" pode ser ocupada por diferentes organizações ou marcas, de acordo com o tipo de critério utilizado no ranking*.


Veja alguns dos principais dados revelados pelo estudo em agosto.

Painel de residências e local de trabalho – 10 marcas, incluindo aplicativos – agosto de 2009


Brand Audiência Única (000) 
Total de Minutos (000) 
Páginas Vistas (000)

Google 34.173   6.394.997  14.893.938
MSN/WindowsLive/Bing  32.579 14.666.604  4.453.464
Orkut  27.893  6.068.968  18.531.372
UOL  27.685  2.797.405  4.075.192
Microsoft  25.700 1.583.738  159.388
iG  23.999 1.255.794  2.210.055
Globo.com  22.918 1.688.541  2.609.028
Terra  22.776 1.134.449  1.933.440
YouTube  22.434 1.309.488  1.779.542
Yahoo!  21.871 1.143.352  2.239.515

Painel de residências e local de trabalho – 10 marcas, excluindo aplicativos – agosto de 2009


Brand Audiência Única (000)
Total de Minutos (000)
Páginas Vistas (000)

Google  34.137  6.163.339 14.893.938
Orkut  27.893  6.068.968 18.531.372
MSN/WindowsLive/Bing  27.707  2.300.908  4.453.464
UOL 27.685 2.797.363  4.075.192
iG  23.999 1.255.794  2.210.055
Globo.com  22.918 1.688.541  2.609.028
Terra  22.776 1.134.449 1.933.440
YouTube  22.434  1.309.488  1.779.542
Yahoo!  21.781  1.050.861  2.239.515
Blogger 19.134  484.623  889.230

Uma marca (Brand) é um conjunto de canais, domínios e/ou urls pertencentes, ligados ou cedidos a uma empresa ou subsidiária. A audiência de home pages, por exemplo, está contida dentro da audiência da marca.


Em agosto de 2009, 37,3 milhões de pessoas usaram a internet no trabalho ou em residências, crescimento de 2,3% sobre os 36,5 milhões registrados no mês de julho. A quantidade de pessoas com acesso no trabalho ou em residências, que era de 44,5 milhões, cresceu 5% e chegou a 46,7 milhões.


Tempo de uso, número de usuários ativos e número de pessoas com acesso – internet no trabalho e em domicílios, Brasil – julho e agosto/2009

                                                                               julho/2009 agosto/2009

Tempo de navegação por usuário (hh:mm)   48:26      46:14
Número de usuários ativos (000)                     36.449    37.289
Número de pessoas com acesso (000)         44.452    46.646


Considerando apenas os internautas residenciais, o crescimento mensal do número de usuários ativos em agosto foi de 5,4%, atingindo a marca de 29 milhões de pessoas. Em relação a agosto de 2008, a evolução foi de 19%. O tempo de navegação por pessoa em residências chegou a 30 horas e 33 minutos. O número de pessoas que moram em domicílios em que há a presença de computador com internet cresceu para 42,2 milhões.


Tempo de uso, número de usuários ativos e número de pessoas com acesso – internet em domicílios, Brasil – julho e agosto/2009


                                                                                 julho/2009 agosto/2009
Tempo de navegação por usuário (hh:mm)         30:13     30:33
Número de usuários ativos (000)                           27.501   28.977
Número de pessoas com acesso (000)               40.164   42.209



O Ibope Nielsen Online projeta a existência de 64,8 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade com posse de telefone fixo ou móvel.


As categorias com maior crescimento proporcional no número de usuários na navegação, no trabalho e em residências, em agosto na comparação com julho, foram Educação e Carreiras, com aumento de 7,2%, Notícias e Informações, com evolução de 4,4%, e Governo e Entidades sem Fins Lucrativos, com crescimento mensal de 2,7%.

* O Ibope Nielsen Online pede que fique claro que prefere que a divulgação  de rankings seja evitada e desaprova a citação de nome de empresas concorrentes em anúncios de qualquer natureza. No entanto, excepcionalmente neste mês, envia os rankings das 10 mais fortes marcas da internet brasileira, incluindo e excluindo aplicativos, ordenados pela audiência única no mês de agosto, "visando dar ao mercado uma visão completa do panorama atual".

Ibope Nielsen Online

/