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‘Inimigo da sociedade’

Epson lança campanha 'Toner Free' e fará ativação na COP30

05.11.25

Epson lançou nesta terça-feira (4), em São Paulo, a campanha“Toner Free”, que também dá nome a uma iniciativa da marca japonesa para oferecer benefícios ambientais e maior eficiência energética para a chamada impressão corporativa”, que reúne serviços de impressão, cópia e digitalização dentro do ambiente empresarial.

Criada pela BETC Havas, a campanha destaca a tecnologia PrecisionCore, de impressão a frio, criada pela empresa em 2013 e que agora, segundo Glauco Ferreira, diretor-executivo da Epson Brasil, conta com um portfólio de produtos com potencial para sustentar credenciais de sustentabilidade.

A empresa afirma que não produz mais impressoras com toner, recurso já utilizado no passado, “em pequena escala” em alguns países europeus.

O lançamento da campanha Toner Free coincide com uma presença da marca na COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém, e também na Cúpula do Clima de Belém, nos próximos dias 6 e 7.

A Epson, além de um stand na COP, onde mostrará produtos com tecnologia PrecisionCore, fornecerá um total de 170 equipamentos para todas as demandas de impressão da organização, durante a Conferência do Clima. “Conseguimos reduzir o tempo de impressão de um crachá de 27 segundos para 7 segundos”, compara Cinthia Araújo, head de marketing da Epson para a América Latina.

Sobre a campanha “Toner Free”, Cinthia afirma que ela representa o maior investimento em mídia para a área B2B já realizado pela empresa no Brasil. Ela não revelou valores. “Está na casa dos dois dígitos, em milhões de reais”, sinalizou, sem especificar uma quantia.

A campanha conta com um filme (veja abaixo) narrado pelo apresentador Tiago Leifert e peças para OOH. O plano de mídia inclui plataformas como Youtube, TikTok, LinkedIn, Instagram, Spotify, canais de streaming e aeroportos.

Impacto ambiental

Dados projetados pela própria Epson, combinados com estudos terceirizados, apontam que, mundial e anualmente, o segmento de impressão corporativa, com o sistema a laser, produz toners com uma quantidade de plástico equivalente a 246 bilhões de canudos, 20 bilhões de sacolas ou 5 bilhões de garrafas.

“O futuro da impressão corporativa é, sem dúvida, livre de toner. Entendemos que é preciso conscientizar as pessoas e empresas sobre o uso de impressoras a laser, que possuem componentes que são prejudiciais ao meio ambiente, diz Cinthia Araújo.

Fabio Neves, vice-presidente de vendas e marketing da Epson Americas, diz que o toner deve ser visto como “inimigo” da sociedade. “Ele é o novo canudo (de plástico)”, comparou.

De acordo com a Epson, a iniciativa "Toner Free” reforça o compromisso ambiental da empresa, que incluiu a transição para 100% de energia renovável, atingida em 2024, metas de redução de emissões para 2030 e 2050 e parcerias estratégicas de reflorestamento na América Latina.

Ficha Técnica:
Cliente: Epson
Título: Campanha Toner Free
Aprovação Epson: Cinthia de Araujo, Mayara Torezan, Isabel Yepez e Fabio Neves
Agência: BETC Havas
VP de Criação: Otavio Schiavon
Diretor de Criação: Marcelo Fedrizzi
Criação: Marco Patara, Dario Calvelo, Felipe Garat, João Bertol e Lucas Lopes
Estratégia: Gustavo Leite e Andre Sinkos
Head de Produção Audiovisual: Ana Casagrande
Produtores Audiovisuais: Alessandra Luciano
Produtora: Zaine Filmes
Direção: DRVNK + GIOVANNA
Produtora de Áudio: Bumblebeat

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