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Índice de Confiança

Marcas esportivas nas quais jovens confiam

16.04.09

O Ibope Inteligência e a Troiano Consultoria de Marca anunciam uma nova ferramenta de pesquisa, o "Índice de Confiança em Marcas" (ICM). O novo produto poderá ser aplicado às marcas de qualquer segmento de bens de consumo.


O levantamento de estreia da nova técnica revela quais são as marcas esportivas que detêm a confiança dos adolescentes brasileiros de 15 a 19 anos.


Nike e Adidas ficaram empatadas com um índice de 58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100.


A partir da metodologia desenvolvida, os entrevistados responderam a questões que envolviam os quesitos marca, produto, distribuição, atendimento, preço e comunicação.


Por fim, um indicador é calculado, revelando a marca mais confiável, tanto de modo geral quanto para cada quesito, individualmente.


Do total de jovens entrevistados nesse primeiro levantamento, 89% praticam algum tipo de esporte e 59% dedicam-se entre 1h e 2h por dia a atividades esportivas.


Os esportes mais praticados são caminhada (39%), futebol (19%) e corrida (18%). O futsal figura como quarto esporte mais praticado, com 17% de citações. A dança e o balé tiveram 10% de menções.


A pesquisa também buscou saber quais são os ídolos esportivos dos adolescentes. No resultado, Ayrton Senna, que morreu em 1994, ainda hoje é o nome mais relevante, à frente de nomes como Kaká, Felipe Massa e outros mais atuais.


Com relação ao objetivo que gostariam de alcançar no futuro para se realizar, 68% dos jovens declaram querer “ser bem sucedidos”.


Questionados sobre quais fontes de informação são mais importantes para auxiliar uma decisão de compra, 66% dos jovens apontam os sites dos fabricantes dos produtos.


Cerca de 61% dão importância também às opiniões de outros consumidores via boca-a-boca. A  opinião dos consumidores nos sites das lojas é citada por 58%, enquanto a opinião partilhada nos sites comparadores de preço é citada por 50%.


Para 45% pesam, ainda, a opinião dos consumidores dentro das redes sociais (como Orkut e MySpace) e a propaganda online.


Matérias jornalísticas na TV foram mencionadas por 41%, enquanto a propaganda em TV foi apontada como importante para 39% dos adolescentes ouvidos.


Confira abaixo o ranking do Índice de Confiança de Marcas de artigos esportivos para os jovens:


Marca Índice

Nike 58
Adidas 58
Olympikus 37
Puma 30
Reebok 28
Mizuno 13
Fila 12
Topper 10 
Speedo 9 
Wilson 6 
Umbro 5 
Diadora 5 
Asics 2

Índice de Confiança

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