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Indústria Gráfica

Abigraf lança Programa Setorial Integrado

17.12.02

Aumentar exportações da indústria gráfica brasileira dos atuais U$ 150 milhões/ano para US$ 200 milhões/ano, até 2005.
Esse é objetivo do Programa Setorial Integrado da Indústria Gráfica, lançado no dia 16/12/2002, pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf).
O projeto conta com as parcerias da Agência de Promoção de Exportações (Apex) e do Sebrae.
“Serão aplicados R$ 10 milhões em diversas ações durante 36 meses, incluindo a procura de clientes potenciais no mercado internacional, além de um investimento maciço na divulgação das empresas brasileiras”, explicou o presidente da Abigraf, Mário César de Camargo, em entrevista à revista PEGN, da Editora Globo. A estratégia será baseada, principalmente, na participação em feiras e seminários realizados no exterior, onde será possível ressaltar a qualidade e as vantagens da indústria gráfica brasileira.
A Abigraf já cadastrou 62 empresas de São Paulo interessadas em participar do programa, mas apenas 45 serão selecionadas. Pelo menos 1/4 das escolhidas deverão ser pequenas empresas. “É bom que também tenhamos a participação das pequenas pois, às vezes, o pedido do cliente não é baseado em quantidade, mas sim em um produto ou diferencial exclusivo ou específico”, diz Camargo. “A idéia é estender o benefício às empresas de todo o País. Este primeiro grupo de empresas testará o programa”, ele esclarece.
Existem no Brasil, hoje, cerca de 14,8 mil gráficas, concentradas atualmente nas regiões Sudeste (59%) e Sul (20%). Deste total, 90% são empresas de pequeno e médio portes, que geram quase 200 mil empregos por ano.
A Abigraf prevê um crescimento de 13% nas exportações das empresas beneficiadas, no primeiro ano. No terceiro ano, esse índice deve chegar a 63%.

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