Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Sebastião Salgado rega nossos olhos com as imagens reunidas na mostra In Principio, em SP
Desde quinta-feira, 11/03, estão sendo exibidas, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), as imagens que compõem a exposição "In Principio", do fotógrafo Sebastião Salgado.
A mostra segue aberta ao público até o dia 21/04.
As belíssimas (precisa dizer?) fotos dessa mostra já foram exibidas na Itália e chegam agora ao Brasil.
Na verdade, trata-se de um projeto da torrefadora italiana illycaffè, encampado por Salgado, cujo objetivo era registrar as rotas do café brasileiro e o cotidiano das plantações.
As fotos foram realizadas no final de 2002, nos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. A idéia, contudo, é expandir o projeto e fotogravar as lavouras da Guatemala, Índia e Etiópia.
"O projeto em cooperação com a illy começou quando eles visitaram o Instituto Terra, em Aimorés. A idéia me cativou quando soube das diferentes atividades desenvolvidas pela empresa, com o objetivo de promover o conceito de qualidade em nosso país. De qualquer forma, o café já fazia parte de minha história pessoal. As condições dos produtores e trabalhadores que se ocupam do cultivo do café precisam melhorar. Espero que minhas fotos ajudem as pessoas a entender isso", ressalta Salgado.
Vale lembrar que o economista Sebastião Salgado foi funcionário da Organização Mundial do Café, antes de abraçar câmeras e lentes.
A exposição também será exibida em Belo Horizonte. entre os dias 28/04 e 30/05, no Museu Histórico Abílio Barreto.
Nem pense em deixar de ver.
/