arrow_backVoltar

Inovação

Burberry lança loja-conceito que, de fato, surpreende

26.09.12


A marca Burberry inaugurou este mês, no centro de Londres, uma loja-conceito com pegada digital,  que traz, entre outras novidades, dois espelhos no provador que mostram automaticamente ao cliente detalhes sobre a fabricação da peça e ainda um vídeo com a apresentação do item nas passarelas.



"A ideia não é competir com as lojas online, mas complementá-las. É fazer uma transição entre o mundo online, o da tecnologia móvel e a loja física", disse à BBC Brasil Ben Gale, chefe da seção de Europa Ocidental da empresa de tecnologia NCR.



Além dos chips de identificação por rádio-frequência em roupas, que permitem que espelhos mostrem detalhes e vídeos sobre as peças, iPads perto dos manequins exibem as coleções e ajudam os atendentes a encontrar rapidamente no estoque o que o cliente quer.



Uma seção exclusiva da loja permite que o cliente desenhe o próprio casaco - que será feito sob medida. E, na hora de pagar, a dificuldade de encontrar um caixa é proposital. A atendente leva uma máquina de cartão de crédito e a compra, já embalada, até o consumidor.



"Nós desenhamos (a loja) assim porque, quando você está comprando online em casa, você está no sofá com seu cartão de crédito. Você não se levanta e vai para a fila", disse Christopher Bailey, chefe de criação da marca, ao jornal The Guardian.



"Nenhuma dessas coisas é completamente nova. Outras marcas vêm incorporando 'espelhos mágicos', de realidade aumentada, telas digitais e outras tecnologias, há cerca de dois anos. O fato de a Burberry ter reunido tudo isso de um modo bem aplicado chamou a atenção para a tendência", disse à BBC Brasil Christine Bardwell, analista da empresa norte-americana de consultoria em inovação IDC Retail Insights.



Leia matéria da BBC na íntegra aqui.


Inovação

/