arrow_backVoltar

Instituições financeiras

Itaú e Santander lideram reclamações no BC

20.01.12

Depois de liderar ranking anual do Procon (aqui), o Itaú lidera agora nas reclamações registradas pelo Banco Central contra instituições financeiras em dezembro, com 223 queixas procedentes, informa a Folha.


De acordo com o BC, o índice de queixas - número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000 - foi de 0,98.


Em segundo lugar aparece o Santander, com índice igual a 0,65 e 150 queixas procedentes em dezembro.


Na sequencia, Banco do Brasil (205 reclamações e índice 0,65), Bradesco (187 e 0,58) e o HSBC (18 queixas procedentes e índice igual a 0,37).


Em novembro, o Santander ocupava o primeiro lugar, seguido por Itaú, Banco do Brasil, HSBC e Bradesco.


As principais reclamações procedentes dos clientes são contra débitos não autorizados (232) e cobrança irregular de tarifas e serviços não contratados (165).


Também têm destaque as reclamações sobre esclarecimentos incompletos (93), cobrança irregular de cartão de crédito (90), descumprimento de pazo (87) e operações não reconhecidas (60).


O Itaú informou que as reclamações intermediadas pelo Banco Central são tratadas com atenção, visando a solução consensual junto ao consumidor. "As demandas são objeto de análise para aprendizado e melhoria de nossos produtos, procedimentos e comunicação", informou.


O Santander disse que reforça seu compromisso com o atendimento e transparência na comunicação com seus clientes. "O banco ressalta que as reclamações recebidas são tratadas com prioridade e consideradas oportunidades, permitindo correções e melhorias nos serviços", disse, em nota.


 Leia anterior sobre ranking de reclamações 2011 do Procon, também liderado pelo Itáu, aqui.

Instituições financeiras

/