arrow_backVoltar

Instituto Alana

MP recebe representação contra programa do SBT

21.09.09

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, encaminhou representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo, no dia 15 de setembro, questionando o programa "Bom Dia & Cia.", do SBT. 

Segundo Isabella Henriques, advogada e coordenadora geral do Criança e Consumo, "direcionado ao público infantil, o programa tem forte apelo ao consumo, além de promover publicidade camuflada - prática considerada ilegal. O programa é uma grande vitrine de produtos direcionados a crianças e estimula, de forma muito agressiva, o consumismo infantil. O que chamou a atenção foi que toda a lógica do Bom Dia & Cia. é baseada no consumo desenfreado".


Exibida todas as manhãs, a atração do SBT alterna desenhos animados com jogos interativos. As crianças entram em contato com os apresentadores por telefone e concorrem a prêmios, que vão de bonecas e carrinhos a videogames.

A representação foi recebida pela Promotoria de Justiça do Consumidor do Ministério Público e enviada com cópia para o SBT, Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e para os fabricantes Mattel, Sony e Hasbro.


Mais detalhes sobre o caso no site do Instituto.


Ainda segundo o Alana, em junho de 2008, o Criança e Consumo manifestou-se junto ao Ministério da Justiça sobre a veiculação de publicidade da novela Pantanal, também do SBT, durante o "Bom Dia & Cia.". Frases eram transmitidas em meio aos desenhos animados, estimulando o interesse do público mirim na novela, recomendada para maiores de 14 anos. A emissora foi notificada e não se manifestou.

Instituto Alana

/