Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Murdoch desiste de BSkyB
A News Corporation, empresa holding do grupo comandado pelo magnata Rupert Murdoch, que está no centro do escândalo de obtenção ilegal de informações na Grã-Bretanha, desistiu nesta quarta-feira, 13, de seguir com seus planos de adquirir a totalidade das ações da operadora de TV por assinatura BSkyB (British Sky Broadcasting).
A decisão de retirar a proposta de aquisição da BSkyB foi tomada depois da reação negativa de políticos, imprensa e populares na Grã-Bretanha, às revelações de que um dos jornais de Murdoch, o tabloide dominical News of the World, fez escutas ilegais em telefones celulares de celebridades, políticos, membros da família real e de vítimas de crime e seus familiares.
"Acreditamos que a aquisição da BSkyB pela News Corporation beneficiaria ambas as empresas, mas é evidente que é muito difícil ir em frente neste clima", afirmou o comunicado assinado pelo executivo Chase Carey, da News Corporation.
"A News Corporation permanece um acionista de longo prazo da BSkyB. Nos orgulhamos do seu sucesso e de nossa contribuição para isto", disse ainda a nota.
A News Corporation, que já detém 39% das ações da BSkyB, pretendia comprar os 61% restantes e criar um "gigante" da mídia, com receita que superaria a de todos os seus rivais na Grã-Bretanha, incluindo a BBC.
Os planos da empresa já eram criticados antes do escândalo surgido na semana passada. Murdoch passaria a deter 40% do mercado de mídia britânico, o que para muitos dava a ele um poder excessivo. Além dos 39% da BSkyB, o empresário, australiano de nascimento e com cidadania americana, também é dono do jornal de maior tiragem no país, o The Sun, além do tradicional The Times.
Leia anterior sobre o assunto aqui.
Leia matéria da BBC na íntegra aqui.