arrow_backVoltar

Internacional

Sun-Times recorre à Lei de Falências, nos EUA

31.03.09

O conglomerado de comunicação Sun-Times Media Group, que publica 59 jornais nos EUA, anunciou nesta terça-feira (31) que recorreu à lei de falências por conta da fragilidade da conjuntura econômica e de uma situação fiscal herdada da direção anterior.


Com a decisão, o grupo se enquadra no capítulo 11 da lei de falências norte-americana, que permitirá à empresa se reestruturar sob controle judicial e se proteger de seus credores.


O presidente e diretor-geral interino Jeremy Halbreich declarou que esta decisão não afetará em nada o funcionamento diário do grupo no curto prazo.


A empresa publica o jornal "Chicago Sun-Times" e uma série de pequenos jornais locais em Illinois.


A empresa não é a primeira da área de comunicação à declarar oficialmente suas dificuldades financeiras.


Em dezembro, o grupo Tribune, que publica o "Chicago Tribune", também recorreu à lei de concordatas por dificuldades financeiras.


No mesmo mês, a revista "Newsweek" anunciou que reduzirá o número de funcionários e a tiragem para enfrentar a queda de leitores.


O grupo de mídia Time Warner anunciou em janeiro que pode suprimir 10% de seu pessoal, na divisão de internet AOL (America Online).


Umas das situações mais delicadas é do grupo New York Times Company, que publica o diário "The New York Times".


No mês passado, o grupo anunciou a decisão de suspender o pagamento de dividendos, medida que considerou "difícil, mas prudente".


Com informações da Folha Online, leia na íntegra aqui.

Internacional

/