arrow_backVoltar

Internacional 5

Renault-Nissan quer parte da Chrysler

22.10.08

O jornal "The Detroit News" informou nesta quarta-feira que a Renault-Nissan apresentou uma oferta para a compra de 20% da fabricante norte-americana de automóveis Chrysler --que, no entanto, vem estudando  fusão com a General Motors (GM).


O jornal acrescentou que a oferta está sendo considerada pelo fundo de investimentos Cerberus Capital Management, que possui cerca de 80% do grupo Chrysler. Segundo fontes consultadas pelo jornal, o executivo-chefe da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, enviou nos últimos dias uma proposta da Cerberus.


A Nissan e a Chrysler contam atualmente com acordos de cooperação. A Nissan produzirá um veículo de pequenas dimensões no México para que a Chrysler o comercialize em seu nome no Brasil. Em troca, a Chrysler produzirá uma picape nos Estados Unidos para venda na América do Norte sob o nome da Nissan.


Um dos problemas citados pelo jornal para que a Renault-Nissan e a Cerberus cheguem a um acordo é o desejo do fundador do fundo de investimentos, Stephen Feinberg, de que a Chrysler se funda com a General Motors.


Na segunda-feira, o diário norte-americano "USA Today" informou que a Chrysler e a GM poderiam chegar a acordo de fusão entre ambas nas próximas duas semanas (leia aqui), ou antes das eleições presidenciais de 4 de novembro. A empresa surgida da fusão de ambas teria controle de 36% do mercado automobilístico dos EUA.


O Cerberus tem feito pressão para que a GMAC, divisão financeira da GM, faça parte do acordo. A GM, no entanto, tem interesse em conservar sua participação na GMAC.


Leia anterior sobre o assunto aqui.


As infos são da agência Efe e da Folha Online


 

Internacional 5

/