arrow_backVoltar

Itaú Unibanco Holding SA

Tarifas não podem subir

05.11.08

 Os clientes do Unibanco e do Itaú podem respirar aliviados pelos próximos seis meses. A maioria das tarifas dos dois bancos não poderá sofrer reajuste nesse período.


Segundo a gerente jurídica do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Karina Grou, as novas regras tarifárias do Banco Central não permitem aumentos em um intervalo menor que seis meses. "Recentemente, o Unibanco aumentou praticamente todas as suas tarifas e o Itaú fez o mesmo em pelo menos duas", afirma.


Ela também alerta para o fato de que, quem já é cliente de um dos dois bancos, deve ficar atento aos serviços. "Quem já é cliente precisa acompanhar o processo e esclarecer suas dúvidas nas agências, ouvidorias dos bancos e até órgãos de defesa do consumidor", diz.


Karina considera que a fusão das duas instituições irá diminuir a concorrência no setor. "Esse setor já tem concorrência pequena, sendo que o consumidor precisa de um banco, quase ninguém vive sem. O problema é que, onde não há concorrência, ou há pouca, tende-se a prejudicar o consumidor", explica.


A gerente também afirma que o Idec considera que todo processo de fusão tem que trazer benefícios para toda a sociedade, incluindo consumidores e trabalhadores. "A gente espera que o Banco Central e o Cade analisem a fusão e que o consumidor seja bem informado e esclarecido sobre o processo", diz.


Leia anterior sobre fusão aqui.


Leia matéria do UOL na íntegra aqui.

Itaú Unibanco Holding SA

/