Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Judith e Civita em palestras sobre restrições à liberdade
Judith Miller, jornalista norte-americana (ex-New York Times), realizou palestra sobre o tema "Limites da liberdade de imprensa", seguido de debate com a participação dos jornalistas brasileiros: Ricardo Gandour, diretor de conteúdo de O Estado de S.Paulo; Rodolfo Fernandes, diretor de redação de O Globo; e Carlos Eduardo Lins e Silva, ombundsman da Folha de S.Paulo.
Vencedora de prêmios como o Pulitzer, DuPont e Emmy, ela encerrou o segundo dia do IV Congresso Brasileiro de Publicidade.
Miller, que passou 85 dias na cadeia, em 2005, por se negar a revelar uma fonte a um tribunal de justiça, luta pela aprovação de uma lei que resguarde o sigilo da fonte.
Durante a palestra ela criticou o governo norte-americano, dizendo que "o pêndulo entre a segurança nacional e a liberdade civil nos Estados Unidos pende muito mais para o primeiro lado".
A jornalista também disse que Cuba e Venezuela como estão entre os piores países em termos de falta de liberdade, e citou a Rússia, a África Subsaariana e a Ásia como regiões de maior risco para os jornalistas.
O segundo dia do Congresso também contou com palestra de abertura de Roberto Civita, presidente da editora Abril, que alertou para o excesso de legislação que o Congresso impõe à publicidade. "Não se trata de condenar qualquer restrição. Algumas fazem sentido, como as de cigarro, mas outras são preocupantes, como as da Anvisa, que pretendem agir sobre alimentos e medicamentos em qualquer circunstância", afirmou. Para Civita, a liberdade de comunicação é pressuposto de todas as outras liberdades, como a política e a econômica, e está intimamente ligada à democracia.