Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Novo modelo para auditoria de jornais
A diretoria-executiva do Instituto Verificador de Circulação (IVC) aprovou um novo modelo para auditoria de jornais.
As mudanças, segundo a entidade, proporcionarão aprimoramento do serviço prestado ao mercado. Entre as melhorias, destacam-se a maior rapidez no processo de auditoria e, consequentemente, a redução nos custos dos filiados, referentes às despesas com estadias.
O novo modelo, ainda segundo a entidade, foi elogiado pelo Comitê de Mercado Leitor da Associação Nacional de Jornais (ANJ), que acompanhou uma apresentação sobre as alterações, no final do ano passado.
As mudanças nos procedimentos farão com que o envio das Informações Juradas do Editor (IJEs) e dos dados de documentação seja feito eletronicamente.
Isso permitirá adiantar a checagem que, anteriormente, ocorria apenas no momento da visita dos auditores ao editor.
Num primeiro momento, o envio das informações ocorrerá por meio de e-mail, mas o IVC criará um FTP específico para o recebimento deste material.
A operação eletrônica permitirá a formação de biblioteca virtual com os dados, além do uso de filtros que apontarão a evolução dos índices de circulação e eventuais variações fora da curva normal.
Com a checagem prévia das informações, as visitas presenciais dos auditores serão feitas de surpresa e os trabalhos não precisarão começar pela conferência com os editores.
Se necessário, os dados poderão ser checados primeiramente por meio de pesquisas de campo, com verificação física e logística, incluindo visita a bancas de jornal, gráficas e distribuidores.
A verificação antecipada também possibilita a redução no tempo de visita da equipe de auditores às sedes dos jornais.
A implantação do novo modelo será gradual e dividida por regiões geográficas do país. A estimativa do Instituto é de que até o final de junho todos os jornais iniciem os novos procedimentos.
Além da apresentação realizada na ANJ, os editores conheceram as mudanças por meio de circulares e receberão auxílio dos próprios auditores durante as visitas presenciais.