arrow_backVoltar

Jornada de Cinema Silencioso

Santander patrocina evento

28.07.08

Pelo segundo ano consecutivo, o Santander patrocina a Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, que vai rolar em São Paulo, de 8 a 17 de agosto.

Realizada pela Cinemateca Brasileira, a mostra reúne 29 filmes silenciosos do início do século XX, acompanhados por música ao vivo.

Além da exibição de clássicos raros de grandes cineastas que influenciaram gerações – como F.W. Murnau, King Vidor, Yasujiro Ozu, Kenji Mizoguchi, Mário Peixoto e Humberto Mauro –, estudiosos e especialistas irão comandar palestras e mesas-redondas sobre temas ligados ao cinema. A entrada é franca.


Com curadoria musical assinada pelo compositor Lívio Tragtenberg, os filmes terão trilhas compostas ou arranjadas especialmente.


Cada músico recebeu uma cópia das películas um mês antes da abertura da mostra, a fim de preparar seu repertório, transformando cada exibição num evento musical.


A mostra convidou, ao todo, 22 músicos e 5 grupos com as mais diferentes influencias – erudita, eletrônica, punk rock e clássica japonesa. Eles irão se revezar.


Entre os destaques da programação estão clássicos japoneses, das décadas de 1920 e 1930, em homenagem ao centenário da imigração nipônica, cedidos pelo Museu Nacional de Arte Moderna/Centro Nacional de Cinema de Tóquio, além de curtas-metragens de Yasugiro Ozu e Kenji Mizoguchi e produções precursoras do Anime – clássicas animações japonesas.


Filmes comentados por membros do extinto Chaplin-Club, criado no Rio de Janeiro em 1928, também serão exibidos. Entre as produções, Aurora (Sunrise, 1927, EUA), de F.W. Murnau, A Pecadora Sem Mácula (The Woman Disputed, 1928, EUA), de Henry King e Sam Taylor, O Grande Desfile (The Big Parade, 1925, EUA), de King Vidor, e Limite (1931, Brasil), de Mário Peixoto.


O historiador italiano Paolo Cherchi Usai, diretor da National Film and Sound Archive da Austrália, comandará uma conferência sobre a Nova História do Cinema.


A primeira edição teve público de quase cinco mil pessoas, em São Paulo. Em seguida, passou por Porto Alegre e Recife em edições menores.

A Jornada é fruto de parceria entre órgãos filiados à FIAF – Federação Internacional de Arquivos de Filmes.


Serviço


II Jornada Brasileira de Cinema Silencioso


Patrocinador: Santander


Data: de 8 a 17 de agosto


ENTRADA FRANCA – Os convites estarão à disposição com 1 hora de antecedência na bilheteria. Sujeito a lotação das salas.


Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo – SP


Telefone: (11) 3512-6111


www.cinemateca.gov.br


 Comentários

guadalupe -  poxa. que ótimo. melhor ainda se tivéssemos algo parecido em porto alegre, mas, sendo santander, quem sabe? :)


ana -  a gente tem aqui no santander de poa uma das mostras mais legais que ja aconteceram no brasil. nem tem do que reclamar :)


 

Jornada de Cinema Silencioso

/