Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Santander patrocina evento
Pelo segundo ano consecutivo, o Santander patrocina a Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, que vai rolar em São Paulo, de 8 a 17 de agosto.
Realizada pela Cinemateca Brasileira, a mostra reúne 29 filmes silenciosos do início do século XX, acompanhados por música ao vivo.
Além da exibição de clássicos raros de grandes cineastas que influenciaram gerações como F.W. Murnau, King Vidor, Yasujiro Ozu, Kenji Mizoguchi, Mário Peixoto e Humberto Mauro , estudiosos e especialistas irão comandar palestras e mesas-redondas sobre temas ligados ao cinema. A entrada é franca.
Com curadoria musical assinada pelo compositor Lívio Tragtenberg, os filmes terão trilhas compostas ou arranjadas especialmente.
Cada músico recebeu uma cópia das películas um mês antes da abertura da mostra, a fim de preparar seu repertório, transformando cada exibição num evento musical.
A mostra convidou, ao todo, 22 músicos e 5 grupos com as mais diferentes influencias erudita, eletrônica, punk rock e clássica japonesa. Eles irão se revezar.
Entre os destaques da programação estão clássicos japoneses, das décadas de 1920 e 1930, em homenagem ao centenário da imigração nipônica, cedidos pelo Museu Nacional de Arte Moderna/Centro Nacional de Cinema de Tóquio, além de curtas-metragens de Yasugiro Ozu e Kenji Mizoguchi e produções precursoras do Anime clássicas animações japonesas.
Filmes comentados por membros do extinto Chaplin-Club, criado no Rio de Janeiro em 1928, também serão exibidos. Entre as produções, Aurora (Sunrise, 1927, EUA), de F.W. Murnau, A Pecadora Sem Mácula (The Woman Disputed, 1928, EUA), de Henry King e Sam Taylor, O Grande Desfile (The Big Parade, 1925, EUA), de King Vidor, e Limite (1931, Brasil), de Mário Peixoto.
O historiador italiano Paolo Cherchi Usai, diretor da National Film and Sound Archive da Austrália, comandará uma conferência sobre a Nova História do Cinema.
A primeira edição teve público de quase cinco mil pessoas, em São Paulo. Em seguida, passou por Porto Alegre e Recife em edições menores.
A Jornada é fruto de parceria entre órgãos filiados à FIAF Federação Internacional de Arquivos de Filmes.
Serviço
II Jornada Brasileira de Cinema Silencioso
Patrocinador: Santander
Data: de 8 a 17 de agosto
ENTRADA FRANCA Os convites estarão à disposição com 1 hora de antecedência na bilheteria. Sujeito a lotação das salas.
Local: Cinemateca Brasileira Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo SP
Telefone: (11) 3512-6111
Comentários
guadalupe - poxa. que ótimo. melhor ainda se tivéssemos algo parecido em porto alegre, mas, sendo santander, quem sabe? :)
ana - a gente tem aqui no santander de poa uma das mostras mais legais que ja aconteceram no brasil. nem tem do que reclamar :)