Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Crise global atinge publicações
Os jornais gratuitos do mundo todo, em especial os europeus, já estão sendo bastante afetados pela crise global.
Executivos dessas publicações estão reunidos em Madri, esta semana, discutindo soluções para recuperar o crescimento, em meio a perspectivas desanimadoras.
Piett Bakker, da Universidade de Amsterdã, especialista em jornais gratuitos, afirma que a circulação desses periódicos chegou a um ponto crucial em setembro. Estatísticas apresentadas por ele dão conta de que a circulação de jornais gratuitos na Europa agora é de 27 milhões de exemplares, ou seja, 300 mil a menos do que no final de 2007.
Durante o congresso, Bakker disse que essas publicações são "extremamente vulneráveis a uma recessão", e que as que dependem exclusivamente da publicidade e não pertencem a importantes grupos editoriais, em condições de absorver os prejuízos e oferecer propostas de publicidade conjunta, serão as que mais sofrerão o impacto da crise financeira global.
Bakker disse também que, no entanto, a situação ainda não é desesperadora. A circulação global até subiu 2%, por causa dos lançamentos sul-americanos e asiáticos.
Em termos globais, há hoje 230 jornais gratuitos em 50 países, com circulação diária total de 43 milhões. Mas somente a Europa representa 63% da circulação mundial desses jornais, com 120 títulos em 32 países, o que significa 23% da circulação de jornais da Europa.
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo, na íntegra, para assinantes, aqui.