arrow_backVoltar

Junk Food

Marcas recorrem à 'publicidade indireta'

02.08.11

Empresas que prometeram não exibir anúncios publicitários de junk food diretamente às crianças podem estar se voltando para a "publicidade indireta" em programas de televisão, revela novo estudo norte-americano, citado pela Reuters.


Esse tipo de marketing disfarçado, que pode incluir a alta exposição a refrigerantes, com índices elevados de açúcar, no horário nobre da televisão, é um grande fator contribuinte à obesidade infantil, segundo pesquisa da Universidade de Yale divulgada nesta terça-feira (02).


"É uma mensagem muito sutil que crianças provavelmente não irão perceber", disse Jennifer Harris, co-autora do estudo e diretora de iniciativas de marketing no Centro Rudd para Política Alimentar e Obesidade, da Universidade de Yale.


A pesquisa tinha como objetivo quantificar quantos produtos recebiam publicidade indireta, aparecendo de forma sutil durante os programas exibidos nos horários nobres da TV, e determinando quantos desses eram de fato vistos pelas crianças.


Os pesquisadores analisaram dados de mídia do instituto Nielsen em 2008 e encontraram cerca de 35 mil marcas com publicidade indireta aparecendo no horário nobre durante aquele ano, na televisão.


As crianças veem cerca de 14 filmes publicitários tradicionais para alimentos e bebidas todos os dias na TV, em comparação a 01 desses 'anúncios indiretos', indicou a pesquisa.


Mas as crianças não têm capacidade cognitiva para entender que as marcas de refrigerante, doces ou salgadinhos que aparecem durante os programas de TV também são formas de propaganda.


Apesar de as grandes empresas alimentícias terem prometido não exibir publicidade de alimentos que fazem mal à saúde durante programas infantis, a aparição de marcas nos programas do horário nobre e em programas esportivos vistos por um público mais amplo, inclusive crianças, está expondo esses produtos ao público infantil de qualquer jeito, disse Harris.


 

Junk Food

/