arrow_backVoltar

Justiça

Fiéis da Universal entram com ação contra Folha

21.01.08

Vinte e oito fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus entraram na Justiça com ações individuais contra a Folha de S. Paulo, por conta da matéria “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, de jornalista Elvira Lobato. O jornal e a repórter estão sendo processados por danos morais.


A matéria traça um panorama econômico dos 30 anos da Igreja Universal, completados em julho do ano passado. O texto afirma que a Igreja não é detentora apenas de empresas de comunicação (23 emissoras de TV e 40 de rádio), mas também de agência de turismo, saúde, imobiliária e empresa de táxi aéreo, indiretamente, por meio dos bispos da Universal.


O trecho que mais provoca polêmica é o seguinte: “Uma hipótese é que os dízimos dos fiéis sejam esquentados em paraísos fiscais”.


Os fiéis dizem que passaram a ser desrespeitados publicamente, chamados de “safados”, e que os xingamentos teriam relação com a reportagem. “Você não lê jornal, não?”, teria dito um dos ofensores.


Os religiosos entraram com ações muito semelhantes no Juizado Especial Cível (ex-Juizado das Pequenas Causas). Pediram um valor indenizatório a ser estipulado pelo juiz.


A advogada Taís Gasparian, contratada pela Folha, diz que a defesa ficará em torno da inexistência de uma citação formal aos fiéis da Igreja na matéria.


As informações são do Comunique-se.

Justiça

/