arrow_backVoltar

Keep Walking

6 mil colombianos nus por Johnnie Walker

20.07.16

A guerra civil colombiana fornece o pano de fundo dramático para filme da Diageo que ilustra a assinatura da marca Johnnie Walker, "Keep Walking" (assista abaixo).

Criado em parceria com o Museu de Bogotá de Arte Moderna (MAMBO) e com o fotógrafo e artista norte-americano Spencer Tunick, o filme mostra 6 mil colombianos nus, caminhando lado a lado em um esforço rumo à unidade, apesar de sofrer há décadas com a guerra civil.

O vídeo se inicia com a história de Wilson Barreto, um ex-policial colombiano que conta ter ficado cego em Bogotá, com 19 anos, durante um ataque a bomba das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Em seguida, ele aparece com seu amigo Luis, um ex-combatente das Farc, que esteve envolvido no ataque que feriu Barreto.

O filme passa a descrever outros casos em que ambos os lados da guerra vivem em harmonia, incluindo a vítima civil Pilar Navarrete, o ex-oficial do Exército Pablo Emilio Moncayo, a ex-ativista paramilitar Ederlidia Garizao e a ex-combatente das Farc Maria Esperanza Sierra.

Suas histórias definem o cenário para o mais recente esforço artístico de Tunick. Conhecido por suas fotografias envolvendo massas de indivíduos sem roupa, em vários ambientes, ele convidou seis mil colombianos a ficarem nus para mostrar seu desejo de avançar como uma nação unificada.

O filme remete ao "Dia da Independência da Colômbia", comemorado nesta quarta-feira (20).

"Após meio século de conflito, o povo da Colômbia vai conduzir sua nação no caminho da paz e da liberdade, por meio de sua firme esperança no futuro", declara Claudia Hakim, diretora do MAMBO, em comunicado. "Estas histórias, contadas por meio da arte, transcendem as questões de política, crença ou associações nacionais. Elas são as histórias de pessoas que sofreram muito, e estão determinadas a abraçar a possibilidade de um futuro compartilhado", completa.

Com Creativity.

Keep Walking

/