arrow_backVoltar

Let’s Change Beauty

Dove na luta contra representação tóxica de mulheres nos games

12.05.23

A marca Dove pretende colaborar para uma melhor representação nos jogos, em campanha criada pela Lola MullenLowe, que traz a história de Cinthia.

O filme (assista abaixo) retrata a vida de uma personagem de videogame quando o jogo termina. Depois de derrotar um alienígena, ela vai para seu vestiário, onde parece incomodada com sua aparência excessivamente sexualizada.

Ela tira a armadura e a máscara que estava usando, revelando seu verdadeiro e natural "eu", sentindo-se mais feliz e confortável. Quando o sinal toca para voltar ao jogo, ela decide voltar como seu verdadeiro, autêntico e belo "eu".

Uma série de ações, apoiadas por parceiros de toda a indústria de jogos (incluindo a equipe de educação Unreal Engine da Epic Games e Women in Games), busca romper os estereótipos de beleza e equipar a próxima geração de jovens criadores e jogadores com as ferramentas e recursos educacionais para ajudar a construir autoconfiança e autoestima corporal.

O filme é baseado na história real de Cinthia, uma das quatro protagonistas que a agência transformou em personagens para download gratuito para qualquer desenvolvedor, que participou do lançamento da campanha e faz parte do banco de imagens #Showus da Dove e Getty Images.

A campanha é acompanhada por uma série de visuais com outros avatares inspirados em mulheres do banco de imagens Dove, evidenciando a "beleza real".

A campanha é inspirada por um novo estudo da Dove, em associação com a Women in Games, que mostra que 60% das meninas e 62% das mulheres se sentem mal representadas nos jogos, com mais de um terço das meninas dizendo que sua autoestima é impactada negativamente pela falta de diversidade em avatares nos jogos.

Com a assinatura "Let's Change Beauty", o filme também é apoiado pela estatística de que 74% das mulheres desejam mais inclusão em personagens femininas de videogame.

"A Dove acredita que a beleza deve ser uma fonte de confiança, não de ansiedade, em todos os aspectos da vida, tanto real quanto virtual. Embora a indústria de jogos tenha feito progressos significativos para se tornar mais inclusiva, o progresso precisa ser acelerado para desafiar as definições estreitas de beleza ainda visíveis no mundo virtual", pondera Leandro Barreto, vice-presidente global da Dove.

Em setembro do ano passado, Dove se uniu à equipe da Unreal Engine (da Epic Games) e à Women in Games com o objetivo de ajudar a reequilibrar a forma como as mulheres são representadas nos games, criando uma série de avatares para refletir melhor as jogadoras, com o projeto "Real Virtual Beauty", leia aqui.

Ficha Técnica:

BRAND: Dove
AGENCY / CREATIVE: LOLA MullenLowe
EXECUTIVE CREATIVE DIRECTOR: Tomás Ostiglia
MANAGING DIRECTOR: Tom Elliston
ACCOUNT DIRECTOR: Bárbara de la Plaza
HEAD OF PLANNING: Camilla Facin
PLANNER: Bruno Gomiero
PLANNER: Ana Goyoaga
CREATIVE DIRECTOR: Kevin Cabuli
CREATIVE DIRECTOR: Jorge Zacher
CREATIVE DIRECTOR: María García Campos
CREATIVE: Augusto Callegari
CREATIVE: Pedro Mezzini
DESIGNER: Alan Chung
HEAD OF PRODUCTION: Felipe Calviño
PRODUCER: Marina Saro
PRODUCER: Jorge Saade
PRODUCTION: Passion Pictures
DIRECTOR: againstallodds
ART DIRECTOR: Sam Klughertz
EXECUTIVE PRODUCER: Juliette Stern
HEAD OF PRODUCTION: Mike Turoff
HEAD OF PRODUCTION: Juliette Stern
PRODUCER: Xavier Questel
PRODUCTION MANAGER: Hannah Lawson
MANAGING DIRECTOR: Jason Nicholas
PRODUCTION: Unlisted
EXECUTIVE PRODUCER: Katie Mackin
POST PRODUCTION / VFX: Passion Animation Studios
CG LEAD: Simon Brown
CG LEAD: Nia James
CG LEAD: Suz Forward
CG LEAD: Matthew Jenkerson
CG ARTIST: Hannah Binney
CG SUPERVISOR: Howard Bell
MUSIC / SOUND: Big Sync Music
MUSIC SUPERVISOR: Alicia Leinot
MUSIC SUPERVISOR: Alexandra Carlsson Norlin
COMPOSER: Fer Martino
MUSIC / SOUND: Soundgarden

Let’s Change Beauty

/