arrow_backVoltar

Liderança

IBM terá novo CEO; Ginni Rometty deixa cargo em abril

31.01.20

Uma das lideranças femininas mais reconhecidas no mundo corporativo, Virginia Rometty, chairman, presidente e CEO da IBM, deixará o cargo no próximo dia 06 de abril. Na companhia desde 1981, ela se tornará Executive Chairman do board de diretores até o final de 2020, quando, então, irá se aposentar.

Em seu lugar, o board de diretores da IBM elegeu nesta quinta-feira, 30, Arvind Krishna, atual vice-presidente de Cloud e Cognitive Software. Ele foi o principal arquiteto da aquisição da Red Hat, companhia de software aberto na nuvem, comprada em julho do ano passado por US$ 34 bilhões.

"Arvind é o CEO certo para a próxima era da IBM", declarou a atual líder da IBM, também conhecida como Ginni. "Ele desempenhou papel significativo no desenvolvimento de nossas principais tecnologias, como inteligência artificial, nuvem, computação quântica e blockchain. Também é um excelente líder operacional, capaz de vencer hoje enquanto constrói os negócios de amanhã. Arvind ampliou o negócio de software cognitivo e em nuvem da IBM e liderou a maior aquisição da história da empresa.Com suas várias experiências em negócios na IBM, Arvind construiu um excelente histórico de transformações ousadas e resultados de negócios comprovados e é um líder autêntico e orientado por valores. Ele está bem posicionado para liderar a IBM e seus clientes na era cognitiva e da nuvem", continuou.

Ginni é CEO de uma das gigantes da tecnologia do mundo desde 2012. Na lista das 500 maiores empresas listadas pela Fortune no ano passado havia 33 mulheres como CEOs. A líder da IBM era um desses nomes. É referendada especialmente porque representa o mercado de tecnologia, setor em que as mulheres são minoria.

A sucessão de Ginni vinha sendo esperada já que outros líderes da IBM se retiraram do comando quando chegaram aos 60 anos. Ela tem 62. Arvind, 57.

A IBM destacou que a CEO fez “mudanças ousadas” para reposicionar a companhia para o futuro, investindo em segmentos de alto valor no mercado de TI e otimizando o portfólio. Sob sua liderança, a IBM adquiriu 65 empresas, desenvolveu os principais recursos em nuvem híbrida, segurança, setor e dados e IA.

O documento reporta que Ginni reinventou mais de 50% do portfólio da IBM, construiu um negócio de nuvem híbrida de US $ 21 bilhões e estabeleceu a liderança da IBM em IA, computação quântica e blockchain.

A IBM anunciou ainda que o novo presidente da companhia será James Whitehurst, CEO da Red Hat e vice-presidente sênior da corporação. Ele também assume o posto em abril.

Liderança

/