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Liga Nescau

Marca celebra avanço da competição esportiva que criou

24.11.21

O esporte é uma das bandeiras de Nescau. Com a pandemia, um de seus maiores investimentos na área teve de ser repensado: a Liga Nescau, competição poliesportiva gratuita criada em 2015 para o público estudantil, que inclui modalidades paralímpicas. Agora, às vésperas de o evento completar mais uma edição, a segunda digital, a marca comemora o acerto da redefinição de sua estratégia ao transformar a plataforma em um movimento online em 2020, ampliando fronteiras. E já pode planejar a temporada 2022, quando o torneio deverá migrar para um sistema misto.

Com a transformação digital, a Liga Nescau conquistou um alcance nacional sem paralelos no país. A competição teve mais de 100 mil acessos e duas mil inscrições no ano passado. Antes da mudança, a competição teve como sede principal a cidade de São Paulo, expandindo-se para Porto Alegre e Recife em 2019. Naquele ano, mais de 13 mil estudantes desses Estados disputaram as modalidades. Desde o ano passado, qualquer jovem do país, entre 8 e 17 anos, pode competir.

Para esta edição, cujas competições terminam nesta quinta-feira, 25, foram montadas 16 modalidades. Dez são convencionais: atletismo, basquete, ginástica, ginástica rítmica, skate, dança, vôlei, futebol, xadrez e o “Faça você”, com diferentes desafios de atividade física. E há seis esportes adaptados: atletismo, basquete, ginástica, dança, vôlei e “Faça você”. As categorias são Kids (8 a 10 anos), Mirim (11 a 13 anos), Infantil (14 a 15 anos), Juvenil (16 a 17 anos), Única (8 a 17 anos - para esportes adaptados) e Livre (a partir de 8 anos).

Feitas as inscrições no site da Liga, com ajuda de um adulto responsável, os competidores, mais professores e pais, gravam vídeos em que os jovens praticam a modalidade escolhida. Selecionados por professores de educação física, os melhores vídeos são transmitidos pela plataforma da competição. Depois, são definidos os vencedores em cada disputa. Para quem se inscreveu, há uma verdadeira Vila Olímpica no site, com conteúdo sobre esportes.

A cada ano a Liga vem se tornando maior, expandindo para outras regiões do país, como Nordeste e Sul. A edição virtual de 2020 contribuiu com a popularização em todo o Brasil e sentimos que a Liga tem fãs genuínos que amam se relacionar com esporte e com a marca”, declarou Mariana Santos, gerente de marketing de Nescau.

Para tornar a competição ainda mais conhecida, neste ano a marca lançou itens colecionáveis (latas e copos) referentes à Liga. Com isso, Nescau criou uma forma de fazer o torneio entrar nos lares dos brasileiros. “Além do item colecionável, temos no pack sachês de Nescau. O produto ajuda a construir a conhecimento sobre a Liga”, explicou.

Não foi a única novidade desta edição, a sétima. A companhia criou também o Liga Nescau Summit, evento 100% digital e focado nos profissionais de educação física. Quem conta a estratégia deste ano e a expansão do evento, em entrevista para o Clubeonline, é Abner Bezerra, head de marketing de Nescau e bebidas Nestlé.

Clubeonline A Liga Nescau chega à sétima edição. Como ela surgiu e o que representa hoje para a marca?

Abner Bezerra - Nescau tem um longo histórico de apoio ao esporte, destacando sua importância como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade. As primeiras iniciativas datam ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Desde 2015, Nescau organiza anualmente sua competição independente poliesportiva, totalmente gratuita. Começou como Copa Nescau e, a partir de 2018 passou a se chamar Liga Nescau. O histórico comprova a vocação de crescimento da liga. Entre 2017 e 2018, a competição cresceu de cinco para 15 modalidades, sendo seis opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco mil para mais de oito mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. Em 2019, foram 19 esportes e mais de 13 mil estudantes em São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em 2020, com a migração para o digital, em função da pandemia, as fronteiras foram ampliadas e ela chegou a todos os Estados do Brasil. Para 2021, seguimos inovando, ampliando a conversa de forma mais proprietária para os treinadores e professores de educação física. Lançamos o Liga Nescau Summit, evento 100% digital e focado nos profissionais de educação física, inclusive, estudantes. Realizamos seis transmissões ao vivo com mais de 12h de programação com uma agenda intensa de conteúdos que inspiram e também capacitam. Trouxemos também profissionais e personagens do esporte para essas palestras e workshops, tais como a skatista Rayssa Leal, o ex-jogador de futsal Falcão, a jogadora de vôlei Fê Garay, o nadador paraolímpico Daniel Dias, os treinadores Bernardinho e Luizomar de Moura, além dos professores André Marques e Andréia Ribeiro. Foram vários bate-papos, palestras e momentos práticos sobre esporte e educação física.

Clubeonline - Esta é a segunda vez que o evento será online. Que plataforma é utilizada? O que ela oferece?

BezerraToda a atividade online da liga está ancorada na plataforma criada especialmente para o evento (www.liganescau.com.br). Esse espaço virtual concentra todas as atividades, desde o envio dos vídeos das crianças e jovens participantes até as transmissões ao vivo para divulgação dos vencedores. Em 2021, evoluímos a interação ao criar o Liga Nescau Summit. Além das transmissões ao vivo, os conteúdos foram gravados e estão disponíveis no site da Liga Nescau como forma de apoiar a disseminação do conhecimento. Também evoluímos a experiência da plataforma virtual da Liga, trazendo mais interatividade e lógica gameficada. Mantendo o conceito “Todo Mundo Joga”, criamos uma Vila Olímpica digital com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais visuais e de audição também. Assim, a navegação fica mais facilitada para o maior número de pessoas. Criamos ainda ambientes para diferentes esportes e modalidades, como skate, ginásio de basquete, estádio de futebol, entre outros, que se transformaram numa comunidade para as pessoas acessarem e consumirem conteúdos, seja em texto ou vídeos. A plataforma da Liga tem a cara de game, é toda feita em 3D e com navegação 360 graus, permitindo que as pessoas façam uma imersão e caminhem pela arena como se estivessem presencialmente no espaço físico. Outra novidade é a criação dos Thunders, personagens que a Nescau criou para tornar a experiência mais interativa. Dentro da plataforma digital, cada usuário pode criar um avatar e, a partir daí, navegar na arena sendo esse personagem. Para a gestão e apoio da experiência digital na Liga temos parceria com a Inteegra, consultoria de tecnologia e inovação.

Clubeonline - Como são julgadas as categorias? Quais as novas modalidades deste ano?

BezerraContamos com um time de profissionais de educação física para fazer parte do júri. Mas é importantíssimo ressaltar que, embora seja uma competição, a Liga Nescau valoriza a participação das crianças e jovens para que vivam as experiências e aprendam valores que só o esporte ensina, como coragem, atitude, solidariedade, empatia, entre outros. Não é por acaso que o nosso maior lema é “Aqui todo mundo joga”. Quanto à mecânica de inscrição e seleção virtual, os professores ou responsáveis pelas crianças fazem as inscrições das crianças no site. Em seguida, mandam os vídeos (de 30 ou 60 segundos dependendo da modalidade) para um telefone de WhatsApp descrito no regulamento. A partir disso, a criança automaticamente está participando. A Nescau montou uma equipe de avaliadores com profissionais de educação física de diversas áreas e modalidades para avaliar os vídeos e definir os premiados.

Clubeonline - A edição 2020 trouxe lições a respeito do formato online?

BezerraSempre há lições a aprender e pontos a melhorar. A própria criação do Liga Nescau Summit é uma prova disso, pois entendemos a necessidade de valorizar o profissional de educação física. Entendemos que ele é o principal elo entre a nossa competição e as crianças. Também ampliamos a navegabilidade e experiência interativa da plataforma Liga Nescau como forma de trazermos uma imersão mais próxima para as pessoas na arena esportiva, mesmo que virtual.

Clubeonline – Por que a decisão de lançar latas e copos colecionáveis para promover a Liga?

BezerraLançar as latas e os copos colecionáveis é uma maneira de tornar a Liga Nescau tão icônica quanto o nosso produto em si. Há uma transferência de popularidade. Nescau é uma das marcas mais consumidas do país, e levar a Liga para as latas permite que cada vez mais pessoas conheçam o evento.

Clubeonline – Além dos itens colecionáveis, a Liga conta com outras estratégias de comunicação?

Bezerra - Sim, a Liga Nescau virou o tema principal das redes sociais de Nescau nas últimas semanas. O Content Studio Nestlé, operação em parceria com a Ogilvy Brasil, nos dá apoio para a gestão e estratégia dos canais sociais da Nescau. Desde setembro temos publicado diversos conteúdos falando sobre o evento e promovendo as modalidades como dança e skate. Além disso, a própria plataforma é recheada de conteúdos, curiosidades e dicas sobre esportes que estão sendo atualizados semanalmente. A divulgação do evento virtual conta também com o apoio dos embaixadores da marca, entre eles o ex-jogador de futsal Falcão, a nadadora Etiene Medeiros, a corredora paratleta Verônica Hipólito, a ginasta Flavia Saraiva, o armador do basquete Yago e a Rayssa Leal, que entrou para o time neste ano. Através de suas redes sociais, os atletas convidam as pessoas a participarem do Summit e da Liga Nescau.

Clubeonline – Sobre o impacto social, o que a marca tem atingido com a Liga? De que forma o esporte está beneficiando estudantes e suas famílias?

Bezerra - A maior causa da Liga Nescau é levar valores do esporte a meninos e meninas, sabendo que eles replicarão junto a outros colegas e em casa. Coragem, solidariedade, espírito de grupo, iniciativa, resiliência, entre outros valores do esporte ajudam a moldar um caráter social fortalecido, solidário e saudável. Crescemos ano a ano nessa missão de levar atividade física ao maior número de pessoas, unindo esporte e paradesporto. Aí, veio a pandemia. As escolas fecharam e as crianças e jovens ficaram em casa. Dá para imaginar o tamanho do desafio de seguir em frente quando a base do seu evento, o encontro para competir, é vedado? A solução foi transformar a Liga Nescau no primeiro campeonato poliesportivo estudantil a migrar 100% para o digital. E que parecia uma tragédia para o nosso evento se transformou em oportunidade. Sem fronteiras físicas, levamos esporte, diversão e entretenimento para famílias em 71 cidades – sendo 23 capitais – de todos os estados brasileiros. Deu tão certo que a proposta é migrar para um sistema misto quando tudo isso passar.

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