Mais barato do que demissão

McCann cria campanha para Cannes Lions 2015

23.02.15

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes lança campanha, criada pela McCann de Londres, para promover a edição de 2015 do evento.

A comunicação inclui peças para jornais, revistas e peças para mídia online e incentiva profissionais “não tão excelentes assim” a participar do Festival.

As peças são voltadas àqueles profissionais em cargos de liderança, que comandam funcionários que possuem "baixo desempenho" na indústria criativa. Recomenda o envio dessas pessoas ao Festival de Cannes: para estimular e enriquecer suas habilidades. O conceito que amarra as peças é "Mais barato do que demissão".

"Como defensores da criatividade, nosso objetivo é celebrar e compartilhar grandes criativos que inspiram a comunidade criativa e seu talento a fazer melhor e tentar voos mais altos. Queremos enfatizar o fato de que não cuidar de seu talento é um exercício muito mais caro do que tentar desenvolvê-lo. Investir na criatividade conduzirá o seu negócio para frente, e vir a Cannes é a maneira perfeita de fazer isso", defende Senta Slingerland, diretora de estratégia da marca Cannes Lions.

O fotógrafo Dan Burn-Forti trabalhou tanto para a campanha impressa como nos vídeos. Cada imagem mostra uma equipe de "baixo desempenho", uma equipe criativa improdutiva, um produtor negativo, um diretor de contas que acaba com as ideias e um profissional de marketing com mente bitolada.

"Descobrimos que há uma correlação entre o número de delegados enviados e o número de Leões que ganhamos nos anos seguintes. Assim, considerando que o custo de substituir alguém é de até 30% do salário, o investimento de enviar um membro da equipe para uma semana de educação e inspiração no festival de Cannes é insignificante", pondera Mike Oughton, diretor criativo da McCann Londres.

A campanha também conta com uma competição que oferecerá passes de delegado no Cannes Lions. O concurso "Cannes Confessionals" convida a enviar um breve vídeo explicando por que o concorrente merece ser um delegado. No entanto, para ganhar, as pessoas terão de dizer como são ruins no seu trabalho, e não como são boas.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Ficha Técnica:

Agência: McCann Londres