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No mercado de sites de relacionamentos
Todo mundo sabe que sobram sites de relacionamentos e compartilhamento de fotos e informações pelo mundo. Alguns, como o inglês Badoo, crescem mais do que a média, e este acaba de lançar sua operação em português. O desafio é disputar espaço com o líder isolado Orkut, o recém chegado MySpace Brasil e, quem sabe, marcar território pensando em 2008, ano em que o Facebook deve se espraiar definitivamente junto aos usuários medianos de internet pelo planeta - e assim ser rapidamente substituído entre os "web early adopters" pela próxima novidade.
A diferença do Badoo (mais de 12 milhões de cadastrados) com outros sites já populares do mesmo estilo, ao menos em um primeiro momento, vai além da interface simplificada, do design mais limpo e da ausência de publicidade. Isso porque o Badoo assume a idéia de massificação da cultura de celebridades.
Apenas a título de análise, basta clicar para percerber que a maioria dos usuários posta fotos e comentários focados em questões mais exibicionistas do que sociais, bem como voltados à badalação e à azaração. É um direito inquestionável dos usuários. Porém, querendo ou não, esta é uma mudança de significados e significantes - ou a incorporação definitiva destes elementos enquanto proposta - se compararmos o Badoo à natureza do Orkut e suas comunidades ou, especialmente, ao MySpace e suas variações artísticas , depois de ter se consolidado através da música. No Badoo, o que chama a atenção é você por você mesmo.
Ou seja: o projeto tem absolutamente tudo para dar certo no País. Embora estes sites, vide o mal-sucedido Second Life Brasil, sejam como as bizarras leis eventualmente criadas em Brasília: algumas poucas pegam; a grande maioria, não.
Prova deste posicionamento balada do Badoo é a ferramenta paga de auto-promoção, como afirma o comunicado distribuído à mídia. Se você quiser subir no ranking das pessoas mais expostas do site (palavras da divulgação oficial), basta contratar a ferramenta Rise Up, que custa cerca de um euro e pode ser acionada e especialmente paga através de um celular. No Brasil, o serviço de pagar para aparecer não será inicialmente cobrado.
Mas há outros features que democratizam o perfil de usuário do Badoo. Os usuários mais reservados que preferem não compartilhar todas as suas histórias com a audiência do site podem bloquear seus posts para um número limitado de amigos ou mesmo criar uma senha, que garante o acesso exclusivo de pessoas autorizadas. É uma ferramenta interessante para amigos e família que moram distantes.
A promoção no Brasil está a cargo da Mix Comunicação Integrada, agência de marketing promocional da Giovanni+DraftFCB.
Alisson Avila