arrow_backVoltar

Making Of

1º jingle para Chopp Brahma em + de 15 anos (por Halley Sound)

03.12.25

 

Making Of é um espaço para publieditoriais do Clubeonline.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O espaço Making Of, do Clubeonline, que tem formato de publieditorial, traz trabalho da Halley Sound, que compôs e produziu o jingle "Pelos Bares" para Chopp Brahma.

Após décadas nos presenteando com jingles memoráveis, como “Se o bar é bom, o Chopp é Brahma”, a marca passou um longo período sem novas campanhas para o chopp. Em 2025, a Africa Creative resgatou essa tradição, em parceria musical com a Halley Sound.

Em vez de compôr a partir de canções pré-existentes, as chamadas "referências", a Halley compôs do zero, apenas a partir do briefing. "Um briefing bem alinhado permite que a gente crie algo muito mais original e poderoso do que uma referência musical. Quando partimos de uma música famosa, o melhor que a produtora pode fazer é ser 'quase' tão boa quanto a ref que já existe", diz David Bessler, diretor musical e sócio da produtora.

A produção também desafiou os chamados "padrões atuais do mercado publicitário". Ou seja: para se adequar a budgets cada vez menores, as gravações são feitas por uma única pessoa, em um quarto, com microfone barato e simulações.

Ao contrário disso, em "Pelos Bares", a Halley convidou instrumentistas lendários da MPB e gravou em dois dos mais renomados estúdios do Brasil: Midas e Na Cena, ambos em São Paulo.

A mixagem ficou a cargo de Daniel Carvalho, que trabalhou no último disco de Caetano Veloso. A masterização aconteceu no Magic Master USA, em Miami.

"Apesar de todas as músicas dos ídolos que gostamos de ouvir terem sido produzidas com todo esse cuidado, o mercado publicitário foi levado a crer que pode 'bypassar' tudo isso para economizar. Mas é bom lembrar que grandes gravadoras também não gostam de desperdiçar dinheiro. O impacto emocional de uma produção dessas é na verdade a forma mais barata de melhorar o retorno sobre o investimento de uma produção audiovisual", ressalta David.

A música foi veiculada em três versões: como single no Spotify (confira aqui), em comercial para TV com formato musical hollywoodiano (assista aqui) e também em roda de samba da novela "Volta Por Cima", produção recente da Rede Globo.

Assim, música e campanha posicionaram o Chopp Brahma como "chopp de verdade", não pasteurizado e "muito cremoso". Enquanto o chopp (com duas letras "p") simboliza o "chopp de verdade", o termo “chope” representaria os produtos que passam pela pasteurização.

Espie abaixo o making of da produção.

=====================================================================================

Making Of  é um espaço para publieditoriais do Clubeonline.

Making Of

/