arrow_backVoltar

Marca

Santander decide manter Real

31.10.08

O banco espanhol Santander voltou atrás em seu projeto inicial de trabalhar apenas com uma marca e decidiu manter o nome Banco Real no país, diferentemente do que aconteceu após a incorporação do Banespa, no final de 2000.


O Santander vai trabalhar no Brasil com duas bandeiras, apesar de já ter iniciado a integração de suas operações administrativas e operacionais.


O banco encomendou pesquisas de opinião junto a clientes e ao público externo para avaliar a força do nome Real. Chegou à conclusão de que a marca, construída com base na bandeira de sustentabilidade socioambiental, chega a ter mais apelo do que a do próprio Santander.


Nos estudos, o banco tentou criar uma identidade entre os logotipos de ambos os bancos, mas não encontrou uma solução visual interessante. O vermelho do Santander não combinava com o verde do Real.


A maior dificuldade da operação será viabilizar a integração sem demissões.


Em junho, o Santander afirmou que não deveria fazer cortes significativos nem abrir programas de incentivo a demissões. Isso porque a alta rotatividade dos funcionários mitigaria a necessidade de eventuais demissões.


Com a crise financeira, a promessa poderá ser revista.


Com informações da Folha de S.Paulo, na íntegra aqui.

Marca

/