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Superbrands Brasil será lançado no dia 12, em SP. Veja ranking
A segunda edição do Superbrands Brasil será lançada no dia 12 de dezembro, em São Paulo.
O livro trará a relação das 500 marcas mais fortes do país, denominada 500 Index Superbrands/Brand Finance.
A lista é fruto de pesquisa elaborada pela Brand Finance, empresa de avaliação e gestão de marcas, junto a cinco mil pessoas.
As 10 melhores colocadas no ranking são: Globo (85,5), Coca-Cola (82), McDonald´s (81,8), Nike (81,6), Nestlé (81,4), Omo (81,1), Ninho (80,5), Sony (79,6), BMW (79,6) e Skol (77,3).
O evento acontecerá no Terraço do Hotel Transamérica, em São Paulo, com a presença do CEO e sócio da Superbrands mundial, Carl Meyer.
Superbrands é uma operação internacional, presente em 55 países, e com 10 anos de atuação no mercado global. Tem como finalidade promover e difundir as supermarcas nos mercados onde atua.
O livro trará ainda cases de sucesso de 50 empresas. Ao aderir ao projeto, essas empresas recebem certificado autorizando a utilização do selo Superbrands em toda sua comunicação durante o ano de 2007, comenta Pyr Marcondes, sócio-diretor da empresa no Brasil, ao lado de Gilson Nunes, sócio-CEO Superbrands.
Para chegar ao Índice de Força da Marca são analisados 11 atributos, com pesos diferenciados para cada um. A média ponderada resulta de itens como reconhecimento espontâneo (peso 5%), reconhecimento estimulado (5%), qualidade do produto (10%), preço (10%), confiança e reputação (10%), solidez da empresa (5%), ética e transparência (10%), percepção geral da marca (10%), responsabilidade social (5%), satisfação geral (10%) e recomendação (5%).
O fato de uma marca ter lembrança fabulosa na mente do consumidor não faz, necessariamente, com que ele adquira o produto dessa empresa. Daí a importância em não fixar a pesquisa apenas no recall/top of mind da marca, mas em uma percepção muito mais ampla por parte do consumidor, tal como aquela que advém de sua experiência com a marca (comunicação e marketing), com o produto ou serviço, com o canal de distribuição/venda, com as ações e comportamento empresarial (cultura), formação de preço, entre outros itens, afirma Nunes, também CEO da Brand Finance no Cone Sul.
De uma amostra de 1,2 mil grandes marcas presentes no Brasil, nacionais e estrangeiras, foram selecionadas 500 para a pesquisa. Essa seleção ficou a cargo de um conselho independente da Superbrands (com peso de 50% na avaliação geral), por 250 gerentes e diretores de marketing (peso 10%) e por 4.552 consumidores entre 18 e 65 anos (peso 40%).
O conselho é formado por Orlando Lopes (ex-presidente da ABA), Dalton Pastore (presidente da Abap), Ângelo Franzão (presidente do Grupo de Mídia de São Paulo), Petrônio Corrêa (presidente do CENP), Nelson Blecher (ex-editor executivo da revista Exame), Francisco Gracioso (presidente da ESPM), André Porto Alegre (presidente da APP), Julio Casares (presidente da ABMN) e Alan Liberman (presidente da Ipsos ASI Latin America).
O evento ainda conta com a parceria e apoio da ABMN Associação Brasileira de Marketing e Negócios.
O livro será vendido, a partir de janeiro de 2007, nas livrarias La Selva e Cultura, por preços que podem variar entre R$ 80,00 e R$ 100,00.
Outras infos no site www.superbrands.com.br
Se quiser receber planilha com as 125 marcas mais fortes do país, envie um comentário (botão à direita) e nos mande seu email e nome corretos.
Serviço
Lançamento: Superbrands Brasil 2ª edição
Data: 12 de dezembro
Horário: 20h
Local: Terraço Hotel Transamérica
Endereço: Av. Nações Unidas 18.591 São Paulo
Alguns comentários:
Daniel Pels - Muito interessante a pesquisa e de grande valia no mercado.
Nícolas Fernandes - BMW como a primeira empresa entre as automotivas é espantoso...
Felipe Ferrari - Das 125 marcas mais fortes do país, + - 95 são multinacionais ou grupos estrangeiros! Que vergonhaaa !!!!