Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Bradesco fica em 1º no ranking
O Bradesco foi considerado a marca mais valiosa do Brasil, avaliada em R$ 7,306 bilhões, de acordo com ranking elaborado pela consultoria BrandFinance em parceria com o jornal Gazeta Mercantil.
Em 2007, o banco tinha ficado na segunda colocação da lista das 100 marcas mais valiosas do país.
No segundo lugar no ranking está o Banco do Brasil, marca avaliada em R$ 7,133 bilhões; seguida da AmBev (R$ 7,09 bilhões), que lidera no setor de bebidas. Em quarto, Volkswagen (R$ 6,34 bilhões) e na quinta colocação (e primeira do setor de alimentos) a Nestlé (R$ 6,338 bilhões).
A Rede Globo aparece no ranking na 21ª posição, avaliada em R$ 3,384 bilhões, a mais valiosa no setor de mídia.
Chamada Royalty Relief, a metodologia para a realização do ranking das 100 marcas mais valiosas do Brasil leva em conta a estimativa da receita líquida e a determinação e aplicação de uma taxa de royalty "comparável" sobre ela.
O estudo avalia os indicadores que estabelecem o índice de força da marca (brand index).
Também são considerados os indicadores produtos/serviços, preço, marketing & comunicação, governança corporativa & responsabilidade social, serviços ao consumidor & pós-venda e canal de distribuição, além de dados como eficiência, margem operacional e rentabilidade para calcular a pontuação final.
Algumas marcas ficam fora do ranking devido a falta de informações financeiras, segundo informa a consultoria.
De acordo com Gilson Nunes, sócio e principal executivo da BrandFinance, foram realizadas 5,2 mil entrevistas em sete capitais do Brasil para o estudo.
Com informações da Gazeta Mercantil.