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Bancos lideram ranking da Brand Finance
Os bancos brasileiros lideram o ranking das marcas mais valiosas no Brasil, segundo estudo da Brand Finance realizado no país pelo quarto ano consecutivo e que reúne o nome de 110 companhias.
O Bradesco manteve a liderança com valor de marca de R$ 16,265 bilhões.
O Itaú, que antes ocupava a sexta colocação, está agora na vice-liderança, com R$ 11,814 bilhões.
A terceira colocação também ficou com uma instituição financeira, o Banco do Brasil, que caiu de segundo para terceiro, com R$ 7,415 bilhões.
O estudo tem como base os dados de dezembro de 2008.
Outros bancos tiveram posição de destaque no ranking. A Caixa Econômica Federal passou da 35ª para a 17ª colocação. O Real subiu nove posições, para a 28ª. O Unibanco avançou dez, para a 31ª. O Santander passou do 44º lugar para o 25º e o HSBC do 44º para o 46º.
A Nossa Caixa recuou. Passou da 69ª colocação para a 76º. O Banrisul, que não aparecia na lista do levantamento anterior, ocupa a 107ª colocação.
O estudo revela que apesar da crise financeira, o valor global das principais marcas apresentou valorização.
"Enquanto o valor de mercado das empresas listadas em bolsa caiu R$ 351,6 bilhões em comparação ao ano anterior, ou seja, uma redução de 25,3%, a soma do valor das marcas aumentou 5,7%, ou R$ 12,3 bilhões", afirmou, em nota, o sócio da Brand Finance América do Sul, Gilson Nunes.
A empresa que perdeu o maior número de posições foi a distribuidora de energia elétrica AES Eletropaulo, que passou da 71ª colocação para a 100ª. O valor de marca da companhia era de R$ 421 milhões em dezembro do ano passado.
Aracruz e Sadia, que tiveram perdas financeiras expressivas com operações de derivativos no ano passado, também perderam posições entre as marcas de maior valor no Brasil. A produtora de papel e celulose passou da 72ª para a 88ª colocação e a do setor de alimentos caiu 15 posições, para a 32ª.
Os valores das marcas dessas duas empresas são de, respectivamente, R$ 508 milhões e R$ 2,164 bilhões.
O resultado da Brand Finance levou em conta uma pesquisa feita com 5.150 pessoas em todo o território nacional.
O objetivo era compor um índice de força da marca. Os indicadores levados em conta foram produtos/serviços, preço, marketing e comunicação, governança corporativa e responsabilidade socioambiental, serviços ao consumidor e canal de distribuição.
Para o índice final, a pesquisa considerou ainda a eficiência, margem operacional, rentabilidade, resultado líquido, patrimônio líquido e Ebitda de cada empresa.
Empresas com marcas consideradas valiosas, mas das quais não foram encontradas todas as informações financeiras, ficaram de fora do ranking. São elas: Nike, Visa, Mastercard, Google, Pepsico, TV Record, SBT, PWC, Americanas.com, Submarino, C&A, Adidas e HP.
Com informações da Agência Estado. Leia na íntegra aqui.