arrow_backVoltar

Marcas + valiosas do Brasil

Itaú mantém liderança em ranking da Interbrand

09.06.11

As cinco primeiras colocadas no ranking das "Marcas Brasileiras Mais Valiosas" de 2011, da Interbrand, são as mesmas do ano passado (leia aqui): Itaú, Bradesco, Petrobras, Banco do Brasil e Skol.


Elas representam quase 75% do valor total das 25 marcas mais valiosas do Brasil.


“Essa concentração é um sinal de maturidade atingido por poucas. Ou seja, ainda somos um país com muitas empresas valiosas, mas de poucas marcas valiosas. Raras marcas demonstram valores expressivos e consistência de atuação quando comparadas com as de outros mercados”, explica Alejandro Pinedo, diretor geral da consultoria no Brasil.


Como nas edições anteriores, a maioria das marcas que a Interbrand acompanhou se valorizou, porém este ano o ranking brasileiro mudou de patamar.


Em 2010, a “nota de corte” do ranking foi R$ 87 milhões. Neste ano, a 25ª colocada vale R$ 209 milhões.


A metodologia de determinação da Força da Marca também mudou. Agora, a Interbrand leva em consideração 10 fatores responsáveis pela Força da Marca: Autenticidade, Clareza, Comprometimento, Proteção, Capacidade de Resposta, Consistência, Diferenciação, Relevância, Presença, Entendimento.


“A introdução de novos fatores responde à necessidade de levarmos em conta também componentes relativos às mudanças no ambiente social e econômico, como cidadania corporativa, design de produtos, capacidade de proteção e mídias sociais”, afirma Pinedo.


Ranking Interbrand das Marcas Brasileiras mais Valiosas (valores em milhões de reais):


MARCAS VALOR CRESCIMENTO
 
1. Itaú  24.296 ↑ 18 %
 
2. Bradesco  13.633 ↑ 10 %
 
3. Petrobras  11.608 ↑ 7 %
 
4. Banco do Brasil  11.309 ↑ 8 %
 
5. Skol  7.277 ↑ 10 %
 
6. Natura  5.666 ↑ 22 %
 
7. Brahma  4.351 ↑ 21 %
 
8. Vale  2.656 Não estava no ranking anterior
 
9. Antarctica  2.013 ↑ 15%
 
10. Vivo 1.700 ↑ 16 %
 
11. Lojas Renner 835 ↑ 7 %
 
12. Lojas Americanas 703 ↑ 17 %
 
13. Embratel 619 ↓ 15%
 
14. Cielo 604 Estreia no ranking
 
15. Cyrela 587 ↑ 8 %
 
16. Caixa Econômica Federal 563 Estreia no ranking
 
17. Oi 514 ↑ 9 %
 
18. Banrisul 501 ↓ 22%
 
19. Extra 496 Estreia no ranking
 
20. Casas Bahia 447 Estreia no ranking
 
21. Braskem 422 ↓ 6 %
 
22. Pão de Açúcar 389 Estreia no ranking
 
23. NET 323 ↑ 10 %
 
24. Ponto Frio 232 Estreia no ranking
 
25. Hering 209 ↑ 45 % 

Marcas + valiosas do Brasil

/