Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Espie o ranking da Kantar (ChatGPT estreia na lista, em 60º lugar)
Pelo quarto ano consecutivo, a Apple lidera o ranking das marcas mais valiosas do mundo, com um valor de marca de US$ 1,3 trilhão, um aumento de 28% em relação ao ano anterior, segundo a edição de 20 anos do BrandZ Global, da empresa global de dados e insights de marketing Kantar.
Única marca a ultrapassar o valor de um trilhão de dólares, a Apple representa mais de 12% do valor total do ranking, que chegou a US$ 10,7 trilhões em 2025, um incremento de 29% em comparação ao ano anterior. Desde 2006, mais de US$ 9,3 trilhões foram adicionados ao Top 100 Global.
Este ano aparecem pela primeira vez na lista as marcas ChatGPT, em 60º lugar, avaliada em US$ 43,5 bilhões; Stripe, plataforma de serviços financeiros (na 85ª posição, US$ 26,127 bilhões) e Chipotle, rede de restaurantes (86ª, US$ 26,125 bilhões).
Além da Apple, outras marcas de tecnologia estão entre as cinco primeiras colocadas: Google (US$ 944 bilhões, crescimento de 25%), Microsoft (US$ 884 bilhões, +24%), Amazon (US$ 866 bilhões, +50%) e Nvidia (US$ 509 bilhões, +152%).
As marcas chinesas duplicaram o seu valor ao longo dos últimos 20 anos, representando 6% do valor total deste ano. Marcas europeias representam atualmente 7% do total, em 2006, elas tinham uma participação de 26%. As marcas dos EUA compreendem 82% do valor total do Top 100 Global, em comparação com 63% em 2006.
O varejo voltou a crescer pós-pandemia: o valor total das marcas do setor registrou incremento de 48%. Já os valores das marcas em categorias de consumo como vestuário (0%), alimentos e bebidas (-1%) e cuidados pessoais (-5%) permaneceram estáveis ou diminuíram, embora marcas como Uniqlo, Coca-Cola e Dove estejam crescendo.
Com as gerações mais jovens se concentrando mais na saúde e bem-estar, a categoria de bebidas alcoólicas registrou queda de 11%. O setor de luxo, um dos poucos setores que cresceram durante os anos de pandemia, caiu 2% em 2025. Na avaliação da Kantar, isso se deve, em parte, por conta de uma "menor procura na China, onde o questionamento sobre as exibições de riqueza e extravagância mudou a preferência dos consumidores para experiências em vez de símbolos de status".
Confira abaixo as 10 Marcas Globais Mais Valiosas Kantar BrandZ 2025:
Classificação 2025 Marca Valor da Marca 2025 (US$) Variação Anual (%)
1 Apple 1,29 trilhão 28%
2 Google 944,1 bilhões 25%
3 Microsoft 884,8 bilhões 24%
4 Amazon 866,1 bilhões 50%
5 NVIDIA 509,4 bilhões 152%
6 Facebook 300,6 bilhões 80%
7 Instagram 228,9 bilhões 101%
8 McDonald’s 221 bilhões 0%
9 Oracle 215,3 bilhões 48%
10 Visa 213,3 bilhões 13%
Para baixar o relatório completo do Kantar BrandZ Global 2025, clique aqui.
Clube de Criação 50 Anos