arrow_backVoltar

Maricón

Argentinos perdem ação contra comercial da Skol

27.05.11

A juíza Yeda Monteiro Athias, de Belo Horizonte, julgou improcedente pedido feito a justiça por três argentinos, residentes no Brasil, que solicitavam que a AmBev e a F/Nazca interrompessem a veiculação de campanha da cerveja Skol, que tem como tema a rivalidade entre Brasil e Argentina, informa o Terra, citando o site do Tribunal de Minas Gerais.


Também foram negados o pedido de indenização por danos morais e a solicitação para que a cervejaria promovesse uma "contrapropaganda" sobre o tema.


Os autores da ação acusaram o comerical de ter cunho "discriminatório e depreciativo aos argentinos".


A juíza entendeu que não houve comprovação dos danos alegados pelos autores da ação. Yeda concluiu afirmando que "é necessário frisar que meros aborrecimentos ou pequenas ofensas não geram o dever de indenizar".


Os argentinos relataram que estavam se "sentindo humilhados e constrangidos com as peças publicitárias", que "trazem em si a ideia central" de que todos os argentinos são "maricóns'. Ainda segundo os argentinos, os comerciais fizeram com que eles fossem motivo de piadas em festas, reuniões e ambiente de trabalho.


A AmBev alegou que os comerciais não estavam sendo mais exibidos e que foram criados para a Copa do Mundo de 2010, momento em que, para a cervejaria, "independentemente de qualquer propaganda ou fator externo, acirra-se a rivalidade histórica entre brasileiros e argentinos".


A F/Nazca afirmou que a intenção da propaganda não foi promover a violência entre povos e que peças com "o mesmo tom cômico são constantemente veiculados na Argentina com relação ao Brasil". Ainda cabe recurso a decisão.


Leia anterior sobre assunto aqui.

Maricón

/