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Kantar aponta dez tendências para 2026
A Kantar apresenta o relatório "Marketing Trends 2026", que indica dez tendências que, segundo a empresa global de dados e análises, "irão moldar o marketing no próximo ano".
Na avaliação dos especialistas da Kantar, este ano provou que ferramentas como a IA Generativa podem ajudar os profissionais de marketing a entender melhor as pessoas e tomar decisões mais inteligentes.
“As marcas que prosperarão em 2026 serão aquelas que usarem a tecnologia para impulsionar criatividade, inclusão e crescimento, sem perder de vista o que as torna diferentes”, observa Milton Souza, CEO da Kantar Brasil.
Confira abaixo as dez tendências que irão moldar 2026, segundo a Kantar:
Agentes de IA em escala: cerca de 24% dos usuários de IA já utilizam um assistente de compras alimentado por IA. As marcas precisarão atender os “consumidores não humanos” e continuar a persuadir e entreter as pessoas pelos canais tradicionais.
Conexão humana via seleção por máquina: em 2026, o papel do CMO será garantir que suas marcas estejam presentes em conteúdos nos quais os modelos de IA aprendem. Isso exigirá foco em Generative Engine Optimisation como parte da estratégia: marcas mais fortes serão aquelas que moldarem a narrativa contada pela IA.
Dados sintéticos, audiências ampliadas: ampliar audiências com IA aprofundará a compreensão dos profissionais de marketing para que possam planejar melhor, mas isso dependerá da qualidade dos dados.
Transforme otimização criativa em inteligência criativa: com 74% dos profissionais de marketing empolgados com a IA generativa, o próximo passo é usá-la onde realmente importa. Isso exige dados de alta qualidade para eficácia criativa e um toque humano para trazer autenticidade.
Aproveite cada dia com um mimo: “treatonomics” (“cultura de pequenos luxos”) refere-se a injetar otimismo por meio de pequenas satisfações. As pessoas comemoram “mini conquistas”: 36% das pessoas aceitariam dívidas de curto prazo para gastar com coisas que lhes dão prazer.
Experimente para acelerar: a inovação é um multiplicador comprovado. Empresas que optarem pela segurança em 2026 verão isso prejudicar seu crescimento futuro. O sucesso virá para marcas que fazem da experimentação o padrão.
Inclusão autêntica impulsionará o crescimento: marketing inclusivo é marketing expansivo, com 65% das pessoas valorizando empresas que promovem diversidade e inclusão, acima dos 59% em 2021.
Crescimento das Retail Media Networks (RMNs): as RMNs estão se tornando centrais para alcançar consumidores, com 38% dos profissionais de marketing planejando aumentar o investimento nessas redes em 2026.
Hora dos creators conquistarem seu lugar na mesa da efetividade: 61% dos profissionais de marketing planejam aumentar o investimento em criadores de conteúdo em 2026.
Microcomunidades, uma força significativa no marketing em redes sociais: feeds algorítmicos favorecem conteúdo genérico e com foco em vendas. Com cenário impessoal, as pessoas migram para microcomunidades onde podem pertencer de forma mais significativa.
Leia o relatório completo aqui.
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