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Matrix Revolutions estréia dia 05/11

Eduardo Gurman, único brasileiro a integrar a equipe de efeitos especiais, fala sobre a experiência...

23.10.03

Cenas aéreas e com água devem dominar o último filme da trilogia Matrix (Revolutions), que tem estréia marcada para 05 de novembro, no Brasil.
Isso é o que diz o motion designer Eduardo Gurman, 29, único brasileiro a integrar a equipe do Spectrum Studios, empresa responsável pelos efeitos em Motion Capture.
Gurman concluía seu mestrado em Los Angeles, no AFI – American Film Institute -onde teve aulas com David Lynch, Eugenio Zanetti, Robert Altman e Edward Norton, e cujos patronos são Steven Spielberg e Tom Hanks, quando foi contratado para integrar a equipe técnica do Spectrum.
“É melhor chamarmos o Matrix 2, de Matrix ao quadrado, e Matrix 3, de Matrix ao cubo, pela crescente dificuldade em relação ao primeiro”, comenta Gurman, repetindo a opinião do diretor de fotografia da trilogia, Bill Pope.
O ritmo das gravações foi incessante, ele conta: “A captação em motion capture, nos Estados Unidos, durou oito meses. E muitos efeitos ainda não foram vistos. Só serão conhecidos agora. Gravamos cenas simulando saltos de pára-quedas e lutas na água e no meio do fogo. Ambos são elementos difíceis de serem controlados e recortados sobre outras imagens, para dar a impressão de realidade que o cinema exige. Gravávamos umas vinte cenas por dia e apenas algumas eram selecionadas. As outras eram descartadas. Os diretores Andy e Larry Wachovsky mostravam uma afinidade muito grande, se complementavam a cada idéia. Tinham total sintonia e isso facilitava muito o trabalho”, comenta.
O dia-a-dia das filmagens foi marcado por muito suor e algumas surpresas. “Um dia, estávamos gravando e entrou uma enorme carreta nos estúdios. Começaram a descer várias motos Harley Davidson, umas 20. Foi quando o ator Keanu Reeves anunciou que era um presente seu para os dublês. Ele sabe que o trabalho desses atores anônimos é fundamental para o realismo e a perfeição das cenas, e que só com o trabalho deles a série poderia se tornar um marco do cinema. Ele reconheceu isso e os homenageou desta forma”.
Gurman trabalhou em uma unidade que tinha cerca de 12 computadores, com Windows NT, sistema Motion Analysis e o programa EVA.
Em oito meses de trabalho, foram gravadas cenas não apenas para o Matrix Reloaded e o Matrix Revolutions, mas também para o jogo Enter the Matrix e as animações de Animatrix.
Apesar de serem vários produtos, realizados ao mesmo tempo, tudo era super bem programado e a equipe recebia as sequências das cenas definida, a cada dia.
Ser aprovado para cursar o AFI não é fácil. A instituição seleciona apenas 100 alunos por ano, e apenas seis na área de efeitos especiais.
De volta ao Brasil, e com know-how adquirido nas filmagens de Matrix, Gurman montou sua empresa, a Sumatra Visual Effects, especializada em efeitos especiais e animação.
Agora, ele se prepara para lançar um programa para TV, com bonecos em 3D. “Estou montando alguns pilotos, e posso adiantar que os personagens, apesar de serem pingüins, se baseiam numa família brasileira. Pretendo apresentar esses pilotos ainda este ano”, conclui.
Voltando ao Matrix Revolution, é só aguardar o dia 05/11, encarar as filas e assistir.
Sócios do CCSP receberão convite para uma sessão especial, que será realizada no dia 06/11. Em breve serão divulgados mais detalhes a esse respeito.






Matrix Revolutions estréia dia 05/11

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