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Governo reduz em 24% gastos com publicidade
O governo federal reduzirá em 24% os investimentos em publicidade este ano, em comparação com 2006.
Estimativa da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), dá conta de que serão investidos R$ 966,32 milhões até o final de dezembro, versus R$ 1,27 bilhão no ano passado, em que Lula foi reeleito.
Este é o primeiro ano em que se registra queda nos investimentos com publicidade do governo federal, desde 2003.
Por outro lado, os valores dos contratos renovados ou licitados em 2007 tiveram aumento, mas o governo ressalta que eles não serão realizados integralmente neste ano.
Para um período de 12 meses de prestação de serviços, entre 2007 e 2008, houve autorização para gastar R$ 1,36 bilhão em campanhas publicitárias.
A principal explicação para a redução dos investimentos foi a determinação, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, de um corte de 10% neste tipo de despesa, segundo explicou José Otaviano Pereira, secretário de Comunicação Integrada da Secom.
Também causou impacto no resultado o fato dos Correios, cuja verba anual de marketing é de R$ 90 milhões, não terem investido nada em publicidade ao longo de 2007.
O edital foi publicado em fevereiro deste ano, mas a licitação foi suspensa pelo 1º Tribunal Regional Federal após reclamações de agências que entraram na concorrência.
Além disso, o Banco do Brasil investiu menos em publicidade no decorrer do ano: de R$ 275 milhões em 2006 passou para R$ 179,86 milhões para este ano, investidos até setembro.
A maior verba publicitária da administração direta é da Secom, que terá verba de R$ 150 milhões em campanhas de interesse institucional. A abertura das propostas para a renovação do contrato está marcada para o dia 17 de dezembro.
Com informações da Folha de S.Paulo.
Valéria Campos