arrow_backVoltar

Mercado

Banco do Brasil quer comprar Nossa Caixa

21.05.08

O governo de São Paulo e o Banco do Brasil começam negociações para que o BB incorpore a Nossa Caixa.

O fato foi divulgado no início da noite desta quarta-feira, 21.


Texto assinado pelo vice-presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores do BB, Aldo Luiz Mendes, e pelo diretor de Finanças e Relações com Investidores da Nossa Caixa, Arno Meyer, encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), diz que a operação deverá preservar adequadamente os interesses do público relacionado às companhias envolvidas, incluindo empregados, correntistas, acionistas e outros parceiros .


O presidente do Banco do Brasil (BB), Antônio Lima Neto, afirmou que partiu de sua instituição as tratativas para a compra da Nossa Caixa, banco controlado pelo governo do Estado de São Paulo. Segundo ele, esta aquisição levaria o BB a disputar a liderança do mercado bancário paulista.


O BB, hoje, está na quarta posição no Estado, que é a arena bancária mais competitiva do país.


Não há prazos para a conclusão deste negócio.


No ano passado, o BB negociou com os governos de Santa Catarina e do Piauí a incorporação de Besc e BEP, bancos estaduais que foram federalizados e que estavam no Programa Nacional de Desestatização (PND). Em abril, o BB informou que o processo de incorporação do Besc está em fase final, enquanto que o Banco do Piauí encontra-se em avaliação de preços. O BB também está interessado em comprar o Banco de Brasília.


O Banco Nossa Caixa encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 114,9 milhões, o que representa crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2007, quando o ganho somou R$ 87,7 milhões (leia aqui).

Leia nota oficial, na íntegra:


"FATO RELEVANTE


Em conformidade com o § 4º do artigo 157 da Lei nº 6.404, de 15 dezembro de 1976, e a Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, o Banco do Brasil S.A. e o Banco Nossa Caixa S.A. comunicam que:


1. O Banco do Brasil S.A. propôs, e o Governo do Estado de São Paulo aceitou, iniciar tratativas sem nenhum efeito vinculante, visando à incorporação do Banco Nossa Caixa S.A. pelo primeiro, observadas a regulamentação vigente e as condições inerentes às operações dessa natureza, notadamente a obtenção de prévia autorização legislativa no âmbito estadual.


2. É consenso ainda que a operação deverá preservar adequadamente os interesses do público relacionado das companhias envolvidas, incluindo empregados, correntistas, acionistas e outros parceiros.


3. Fatos adicionais, julgados relevantes, serão divulgados ao mercado de acordo com a evolução das tratativas."


 Leia matéria do Globo Online aqui.

Mercado

/