arrow_backVoltar

Mídia Exterior

Regulamentação debatida no Rio de Janeiro

20.02.09

Rodrigo Bethlen, Secretário Especial de Ordem Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro, reuniu-se com representantes de entidades do mercado de mídia exterior para iniciar uma parceria que tem como objetivo organizar o setor no Estado.


Representantes do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado do Rio de Janeiro (Sepex), do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP-Rio), do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio de Janeiro (Sinapro) e da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) reuniram-se com o secretário.


"Queremos estabelecer regras e parâmetros nesta área com o menor trauma possível. A mídia exterior no Rio de Janeiro ficou sem critério, ou é ilegal ou não paga os devidos tributos à Prefeitura. Não queremos ficar arrancando painéis e sim estabelecer uma parceria com o mercado publicitário no sentido de segregar quem atua na ilegalidade", disse Bethlen.


O secretário admite que o banimento geral dos espaços não é a solução ideal, não só pelas demissões que poderá provocar, mas também pelo potencial de negócios que existe em explorar adequadamente a publicidade exterior na cidade, principalmente em eventos como Copa do Mundo e Olimpíada.


O plano para organizar o setor – que em breve será apresentado à Secretaria - será focado em três frentes. A primeira delas é a redução da quantidade de peças publicitárias permitidas por autorização expressa da municipalidade, para buscar eliminar a poluição visual.


A segunda frente cobrirá a adequação dos espaços de mídia exterior na cidade, de forma que as permissões passem a levar em conta a extensão e largura de ruas e avenidas, localização, pontos de beleza natural a serem defendidos, tipo de atividade de comércio e serviços, referências urbanas etc.


Finalmente, a última frente deverá focar em um modelo de fiscalização que leve em conta ação proativa das empresas e entidades envolvidas, atuando em parceria com a Prefeitura.


Bethlen afirmou que há áreas do Rio em que o espaço para a mídia exterior poderá até mesmo ser aumentado, como na Av. Brasil, por exemplo.

Mídia Exterior

/