arrow_backVoltar

Mídia renovada (SP)

Grandes grafites com direito a patrocínio

17.08.11

Laterais de edifícios paulistanos que, antes da Lei Cidade Limpa, de 2007, abrigavam anúncios publicitários gigantes, estão sendo agora liberadas pela prefeitura para grafiteiros e muralistas.

A fim de tentar viabilizar economicamente os trabalhos, a cidade abrirá uma brecha na legislação que baniu outdoors e regulou a publicidade externa. A empresa que pagar por uma obra poderá ter a marca exposta de forma discreta no prédio, informa a Folha.

Há outra possibilidade de propaganda: o painel poderá fazer menção indireta ao produto do patrocinador, mas não poderá ser o tema da obra.

Artistas dizem que um mural de grandes dimensões custa de R$ 20 mil a R$ 70 mil em tintas e equipamentos.


O projeto-piloto foi feito com um grafite de Osgemeos em um edifício do vale do Anhangabaú, no centro. A obra, patrocinada pelo Sesc, foi aprovada em 2009 em caráter provisório. Por fim, decidiu-se que ela poderia continuar no local até a demolição do prédio, que deve ocorrer ainda neste ano.

A partir dessa experiência, a SPUrbanismo, da Prefeitura, decidiu que as obras poderão ser aprovadas em caráter permanente. Duas já podem ser vistas nas avenidas Tiradentes e Prestes Maia, também na região central. A primeira é um mural de Eduardo Kobra, em preto e branco, que retrata uma cena antiga da cidade. O trabalho foi patrocinado pelo Senac.

O outro mural, em estilo pop art, é de Daniel Melim. Foi patrocinado pela KLM. A empresa aérea, inclusive, abriu mão do direito de colocar publicidade no local. Preferiu usar imagens do painel para associá-lo à sua marca em redes sociais da internet.

"O ideal é que a empresa perceba que não precisa ter o nome no painel. A associação com a marca pode ser feita de outro jeito", diz Regina Monteiro, diretora de paisagem urbana da SPUrbanismo.

As intervenções terão que ser aprovadas caso a caso, mas a meta é "desburocratizar" ao máximo o processo, que deve levar dois dias.

Se a empresa quiser ter o nome na obra - o limite da propaganda é de 60 cm por 40 cm -, a autorização deverá sair em um mês, pois é preciso aval da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana.


Leia anterior sobre a lei Cidade Limpa aqui.

Mídia renovada (SP)

/