arrow_backVoltar

Ministério Público

Jornal Destak envia documentos solicitados

31.01.07

O jornal Destak anuncia que apresentou ao Ministério Público, conforme solicitado, documentação demonstrando que obedece o que determina a Constituição brasileira, que exige que pelo menos 70% do capital das empresas jornalísticas pertençam a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos. A gestão empresarial e a responsabilidade editorial também têm de ser exercidas por brasileiros.


O questionamento ao Destak pelo Ministério Público foi feito por sugestão da Associação Nacional de Jornais (ANJ), entidade que congrega os grandes jornais pagos.


Conforme documentação, o empresário André Jordan é brasileiro naturalizado há mais de 50 anos e detém 70,1% do capital da empresa proprietária do jornal Destak. A gestão empresarial é exercida pelos diretores Cláudio Zorzett e Fábio Santos, ambos brasileiros natos, sendo este último o responsável pelo conteúdo editorial do jornal.


De acordo com comunicado enviado pelo Destak, com relação à questão suscitada pela ANJ sobre a presença majoritária de estrangeiros no Conselho de Administração da empresa proprietária do jornal, "a lei brasileira que rege as sociedades anônimas não impõe nenhuma limitação quanto à nacionalidade dos conselheiros".


O Destak tem tiragem diária de 200 mil exemplares, segundo afirmam seus editores, comprovada por relatórios da auditoria realizada pela empresa BDO Trevisan. O jornal não tem circulação verificada pelo Instituto Verificador de Circulação porque esta entidade não audita publicações gratuitas.


 

Ministério Público

/