arrow_backVoltar

Mudança

Paula Costa de casa nova

04.10.21

Com mais de três décadas de atuação no mercado, sendo 20 anos na liderança de negócios globais na área de bens de consumo de giro rápido (FMGC), luxo e tecnologia, Paula Leal da Costa se prepara para mudar de país e assumir uma unidade de negócios internacional, com sede na Suíça. Ela vai ser head de destilados premium e snacks da Coca-Cola HBC AG, uma das engarrafadoras do sistema Coca-Cola que opera em 29 países na Europa, África e Ásia e tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Londres. Paula estava como vice-presidente de marketing da Diageo no Paraguai, Uruguai e Brasil desde maio de 2019.

A Coca-Cola HBC AG produz, vende e distribui uma ampla variedade de bebidas não-alcoólicas, como sucos, água, bebidas isotônicas, energy drinks, chás e cafés. A área de destilados premium e snacks do portfólio já fatura cerca de R$1,8 bilhão.

A partir de 1º de novembro, Paula passa a reportar diretamente para Naya Kalogeraki, COO da companhia e membro do board global. O trabalho será focado em conduzir as linhas de negócios de destilados premium e snacks para a próxima fase de desenvolvimento.

"Trilhei uma longa carreira na área de marketing, mas sempre com uma forte orientação para negócios. Por isso, fomentar o crescimento através da construção de um time multifuncional de alto desempenho e assumir a gestão de uma nova área na maior distribuidora Coca-Cola da Europa é uma conquista importante na minha carreira", comenta a executiva.

Na Diageo Paraguai, Uruguai e Brasil (PBU), Paula contribuiu para o alcance de resultados recordes no ano fiscal de 2021. A operação cresceu 50% sua receita líquida em relação a 2020, tornando-se uma das maiores do grupo, apesar da pandemia. Montando um time de ponta, ela ajudou a empresa a alcançar resultados recordes de share na categoria de uísque nos últimos três anos, principalmente por meio da revitalização da marca Johnnie Walker. Além disso, estabeleceu uma nova estratégia para o portfólio de gin, tornando a sub-região a terceira maior do mundo na categoria para a Diageo, com as marcas Tanqueray, Gordon's e Gilbey's.

Ela também liderou o e-commerce da companhia para a América Latina, crescendo 244% em relação ao ano passado, e administrou o único canal direto ao consumidor relevante da Diageo, o The Bar, além de ter iniciado a parceria com Amazon e Magazine Luiza. Como líder da área de inovação, dobrou a contribuição de novos produtos na receita em 2021, lançando marcas, como Bailey's e Smirnoff Infusions.

Paula soma ainda experiências na Unilever (onde ocupou vários cargos de marketing ao longo de 15 anos, passando por América Latina, Reino Unido e Europa), Electrolux (na qual atuou como vice-presidente de marketing para América Latina), L'Oréal Brasil (onde foi CMO), GM (como CMO da divisão de luxo) e Samsung Brasil (na qual foi diretora de marketing da divisão de TI e celulares).

Mudança

/