arrow_backVoltar

Mudança

Abril anuncia novo presidente do Conselho Editorial e reestrutura

07.06.13


Victor Civita Neto acaba de assumir a presidência do Conselho Editorial da Abril, antes ocupada por Roberto Civita (1936-2013).



Além de Neto, compõem o Conselho Thomaz Souto Corrêa (vice-presidente), Elda Müller, Fábio Colletti Barbosa, Jairo Mendes Leal e José Roberto Guzzo.



Neto, conhecido como Titti, começou no Grupo Abril em 1990. Foi responsável pela implantação da MTV Brasil. Em 1995, assumiu a Diretoria de Programação e Produção da TVA. Desde então, esteve envolvido na criação de sites, vídeos e produções de audiovisual para o Grupo Abril. Atuou ainda na área de Entretenimento e na Abril Jovem. 



Roberto Civita faleceu no último dia 26, leia aqui.



O presidente-executivo Fábio Colletti Barbosa anuncia ainda um novo desenho organizacional por meio do qual a Abril S.A. passa a operar. 



O desenho da nova estrutura apresenta como principal movimento a reorganização e o reagrupamento das Unidades de Negócios que estavam anteriormente sob o chapéu da Abril Mídia e que agora passam ao comando direto do presidente-executivo da Abril S.A..



Foram anunciadas as seguintes as novas UNs: Unidade de Negócios Veja, que reúne as atividades comerciais da marca e terá no comando Thais Chede Soares, que acumula temporariamente sua atual função como Diretora Geral de Publicidade. Já as atividades editoriais permanecem subordinadas ao Conselho Editorial.



A Unidade de Negócios Exame, que reúne todas as operações comerciais e editoriais da antiga UN Negócios e Tecnologia e permanece sob o comando de Claudia Vassallo. A unidade de Negócios Abril Segmentadas, que reúne todas as operações comerciais e editoriais dos núcleos das antigas UN I, UN II e MTV. Terá em seu comando geral Helena Bagnoli e Claudia Giudice como diretora Superintendente.



A Unidade de Novos Negócios Digitais, que terá Manoel Lemos como titular, reúne as seguintes operações: Alphabase, iba, Elemidia, E-commerce e um Fundo de Investimento em Empresas de Tecnologia. As operações com foco em TI, que se encontravam sob a responsabilidade de Lemos, na extinta Abril Mídia Digital, migrarão para a Diretoria de TI (Claudio Prado), enquanto que as áreas de PMO e Transmídia permanecem temporariamente sob a sua responsabilidade para, em breve, migrarem para as respectivas redações.



A Unidade de Negócios Assinaturas continuará sob a liderança de Fernando Costa.



Além das cinco UNs, o negócio Casa Cor, sob o comando de Ângelo Derenze, ficará subordinado a Fábio Barbosa.



A Abril S.A. mantém, ainda, sob seu reporte, a DGB, holding de logística e distribuição (Marcos Grodetzky), a Diretoria de Recursos Humanos (Cibele Castro) e as áreas de Relações Institucionais (Meire Fidelis) e Relações Governamentais (Angela Rehem).



Foi criada ainda uma posição de assessoria editorial à Presidência, a ser ocupada por Elda Müller, que dará continuidade ao trabalho que vem realizando em coordenação com Thomaz Souto Corrêa. Nesse papel, Elda terá o título de diretora de Planejamento Editorial.



Foi anunciada também a criação da Vice-Presidência de Operações e Gestão, que terá Marcelo Bonini como titular. Respondem ao executivo: Eduardo Costa, da Superintendência da Gráfica; Claudio Prado, da Diretoria de Tecnologia da Informação; Daisy Kosmalski, da Diretoria Jurídica; Fábio Gallo, da Diretoria de Planejamento e Controle Mídia e Administração; Waldemir Reis, da Tesouraria Corporativa; Mauro Catucci, da Diretoria de Controladoria Corporativa; Filomena Martins, dO Planejamento e Controle Corporativo e Manoel Bizarria, da Diretoria de Planejamento Societário e Tributário.



As áreas de Administração e Facilities (Antonio Carlos Lopes) e de Suprimentos (Fábio Merlo), que estavam interinamente reportando-se a Bonini, incorporam-se à equipe de Fábio Gallo.



As atividades da Diretoria de RH Abril Mídia são absorvidas pela Diretoria de Recursos Humanos da Abril S.A. A estrutura de Serviços Editoriais tem os seguintes destinos: os setores de Infografia, Apoio Digital, Apoio Técnico e Difusão, Carta do Editor e Gestão são descontinuados; Pool Tablets migra para a Diretoria de TI; Arte, Abril Press, Dedoc, Memória Abril, Pesquisa de Mercado e CTI-Centro de Tratamento de Imagens migram para a Diretoria de Planejamento e Controle Mídia e Administração (Fábio Galllo); e Treinamento Editorial migra para a Diretoria de RH da Abril S.A..



Já a área de Planejamento Estratégico e Novos Negócios deixa de existir, exceto seu núcleo de Licenciamento Nacional e Internacional, que migra para a Diretoria de Novos Negócios (Lavitor Matzembacker), na AbrilPar (holding que controla a Abril S.A., a Abril Educação S.A., e outros empreendimentos) e o projeto Precificação, que vai para Fábio Gallo.



Com esses movimentos, deixam a empresa os seguintes executivos: Alfredo Ogawa, diretor de Serviços Editoriais da Abril Mídia, na Abril há 26 anos; Brenda Fucuta, diretora Superintendente da extinta UN Segmentada I, na Abril há 22 anos; Claudio Ferreira, diretor Comercial de Administração da Unidade de Negócios Veja, na Abril desde 2003, além de duas outras passagens pela empresa; Daniel Gomes, diretor de Planejamento Estratégico e Novos Negócios, há pouco mais de um ano na Abril; Kaike Nanne, diretor do Núcleo Comportamento, na Abril desde 2005; Márcia Neder, diretora do Núcleo Moda e Beleza, na Abril há 34 anos; Paula Traldi, diretora de Recursos Humanos da ex-Abril Mídia, que está na empresa desde 2010.


Mudança

/