arrow_backVoltar

Mudanças

AKQA tem novo CEO global

15.07.25

O WPP anunciou nesta terça-feira, 15, o novo CEO global da AKQA: Baiju Shah. De acordo com o grupo, a chegada do executivo – que ocupava o cargo de Chief Strategy Officer global da Accenture Song – reflete a missão da companhia de oferecer criatividade aliada a expertise em IA, dados e tecnologia.

Em outubro do ano passado, Ajaz Ahmed, que fundou a AKQA há três décadas, renunciou ao posto de CEO da AKQA. Na ocasião, Stephan Pretorius, Chief Technology Officer do WPP, foi anunciado como presidente interino da agência.

Segundo comunicado do WPP, Baiju liderará a AKQA “em um momento em que os clientes buscam transformar mudanças culturais aceleradas e inteligência artificial em novas oportunidades”.

Ele foi cofundador da Accenture Song (antes, Accenture Interactive), a divisão criativa da Accenture. Lá, também foi nomeado senior managing director. Mais recentemente, coordenou o trabalho de incorporar IA nos serviços criativos da antiga casa, comandando uma equipe global focada em tecnologias emergentes. Baiju foi ainda um dos líderes da Fjord, consultoria de design e inovação da Accenture Song, expandindo-a para 35 estúdios globais.

Para Mark Read, CEO do WPP, o novo CEO global demonstrou ser um dos líderes da indústria na “convergência entre estratégia, criatividade e tecnologia emergente”. Ele agradeceu a Pretorius por ter assumido a presidência interina da AKQA nos últimos oito meses.

Por sua vez, Baiju declarou que a agência “sempre representou inovação criativa icônica”. E completou: "a AKQA será um laboratório para o uso inovador e responsável da IA, atuando como pioneira para nossos clientes, para a WPP e para o futuro".

Com profissionais em mais de 30 países, a AKQA conquistou este ano no Cannes Lions o Grand Prix de Innovation. O case que conquistou o GP é Sounds Right”, da AKQA de Copenhague para Museu das Nações Unidas (UN Live) e para Spotify – com brasileiros na FT: Diego Machado, ex-CCO global, e Bruno Marconi, senior art director. 

Em junho, um memorando assinado por Pretorius comunicou ao time que Diego e o português Hugo Veiga renunciaram aos cargos de CCOs.

Siga o Clube nas redes sociais:

InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Mudanças

/