arrow_backVoltar

Mudanças no trabalho III

Decisões das agências para 2021 a partir das lições de 2020

08.01.21

Agências consultadas pelo Clubeonline apontaram que a saúde e o bem-estar dos colaboradores está no foco desde que o isolamento social passou a ser uma prática implantada no país, quase dez meses atrás. Além das adaptações de processos e da adoção de ferramentas como as de videoconferência, departamentos de RH de várias empresas do mercado procuraram medir como os funcionários reagiam ao novo modo de trabalhar imposto pela pandemia – e à própria pandemia.

Foram montados comitês e realizadas pesquisas para ter um diagnóstico mais preciso das respostas dos colaboradores às mudanças. Como resultado, algumas agências abriram seus escritórios para quem estivesse com dificuldades de trabalhar em casa, outras investiram em espaços abertos e áreas externas para quando os times retornarem e sessões de meditação ou palestras com psicólogos, entre outras medidas.

O Clubeonline fez uma consulta ao mercado sobre as decisões tomadas para o trabalho em 2021. A reportagem buscou saber das agências:
- Que lições de 2020 geraram mudanças para 2021? Home office se mantém? O RH adotará novas diretrizes?
- A agência sofreu alguma mudança? Espaços foram redefinidos para receber os colaboradores de volta? Áreas foram criadas? Desenhos do ambiente foram refeitos?

A última parte das respostas dadas pelas agências que atenderam ao pedido segue abaixo.

Na quarta-feira 06, publicamos a primeira rodada, com participações de: Ampfy, Artplan, BETC/ Havas, FCB, Live e Ogilvy (leia aqui).

Na quinta-feira 07 foi a vez das agências: Africa, Bold, CP+B, Publicis e Talent Marcel (confira aqui).

ALMAPBBDO

- O que as lições de 2020 geraram de mudanças para 2021? Como ficou o home office?

As lições são muitas, de como fazer e como não fazer. Estamos o tempo todo aprendendo e, em 2020, esse processo foi ainda mais intenso. No caso da Almap, o grande diferencial foi o foco 100% no bem-estar das pessoas do time. Além da agilidade com que nos adaptamos ao trabalho totalmente remoto e, mesmo com as dificuldades que os novos processos nos colocaram, conseguimos manter a qualidade do que entregamos aos nossos clientes. Lançamos algumas das campanhas mais bem avaliadas do ano, sendo muitos trabalhos globais; ganhamos novas contas (a exemplo de LG, Diageo, CNN e Multi B); entre outras conquistas. Tudo isso só foi possível pelo talento do time incrível que faz essa agência, por exemplo, ser reconhecida pelo Festival de Cannes como a mais criativa da década, e pela confiança de nossos clientes, que compartilham das mesmas crenças da Almap.

- A agência sofreu mudanças no ambiente? Teve áreas criadas?

A sede da Almap ficou fechada durante muitos meses. Depois, decidimos reabrir em novembro, apenas para quem optou por usar a infraestrutura da agência. Algo totalmente opcional. Assim como o mercado em geral, avaliamos novas formas de trabalho para o futuro. Além disso, uma série de mudanças estruturais está sendo pensada e desenvolvida pelo nosso time – desde o layout, com ambientes repaginados, à comunicação. Periodicamente fazemos pesquisas com os nossos talentos para ouvi-lo e entender as necessidades. Importante ressaltar que a saúde e o bem-estar estão acima de tudo. Desde sessões de yoga e meditação a palestras e conversas com psicóloga, nos preocupamos em estar próximos e prover o que for preciso para que todos estejam bem.

Mônica Kamimura, head de RH




LEO BURNETT TAILOR MADE

- O que as lições de 2020 geraram de mudanças para 2021? Como ficou o home office?

O ano de 2020 mostrou a grande capacidade de adaptação que as empresas possuem. A rapidez e a eficiência com que movemos nossas estruturas e a operação para home office foram um grande exemplo do comprometimento e do engajamento de todos os nossos funcionários. Assim como foi desde o início, continuamos priorizando a segurança e a saúde dos nossos funcionários e seus familiares. Por isso, o home office será mantido até que tenhamos um cenário mais seguro.

- A agência sofreu mudanças no ambiente? Teve áreas criadas?

Estamos realizando vários estudos para entender como podemos otimizar nosso espaço e proporcionar aos nossos colaboradores um ambiente de trabalho cada vez mais seguro diante da nova realidade. Além disso, pesquisas internas com os colaboradores também têm sido lideradas pelo RH para análises de modelos híbridos de trabalho.

Marcio Toscani, co-CEO e COO




MUTATO

- O que as lições de 2020 geraram de mudanças para 2021? Como ficou o home office?

A adoção do trabalho remoto se manterá até termos certeza de que estamos em plenas condições de retornar a uma rotina presencial. Mas o teletrabalho já foi incorporado como uma nova rotina e a ampla maioria dos profissionais nos respondeu que prefere adotar um regime misto, usando o escritório de forma pontual. Estamos adotando providências para garantir que essa mudança gere mais benefícios para a equipe e os nossos clientes e observando atentamente os problemas decorrentes.

- A agência sofreu mudanças no ambiente? Teve áreas criadas?

Até aqui o trabalho presencial é uma exceção. Seguida de uma série de protocolos bastante estritos. Todo o fluxo de entrada, reuniões, saída, refeições e até o uso dos sanitários seguem os protocolos aprovados pelas autoridades de saúde e recomendações do WPP e das entidades de mercado. Mantivemos o escritório principal da agência, onde fica nosso estúdio, e temos adaptado pontualmente para encontros que ocorreram no segundo semestre - menos de 5, com um número bem restrito de pessoas. A cada encontro, adaptamos a estrutura de acordo com as necessidades e seguindo à risca as regras. Estamos esperando um cenário mais claro sobre 2021 antes de tomar qualquer medida mais definitiva sobre o uso do escritório de maneira continuada.

Andre Passamani, sócio e co-CEO




SUNSETDDB

- O que as lições de 2020 geraram de mudanças para 2021? Como ficou o home office?

Em 2021 com certeza não podemos voltar como se nada tivesse acontecido. O mundo mudou, as necessidades e prioridades de cada um mudaram. Por isso, as pessoas terão autonomia e poderão trabalhar de onde desejarem, do lugar que se sentem mais à vontade. O espaço estará disponível, sem lugares fixos. Entendemos que a nova era não é mais sobre estar presente e sim sobre presença. Nosso time terá autonomia e liberdade sobre esse assunto.

- A agência sofreu mudanças no ambiente? Teve áreas criadas?

A sede da agência foi totalmente repensada: um espaço inspirador, de conveniência para quando as pessoas definirem passar o dia ou se encontrarem por lá. Não temos mais lugares fixos. Temos salas para recebermos clientes quando necessário; lounges para papos informais, espaços criativos para integração do time, uma laje ao ar livre, deliciosa com um pôr do sol incrível!

Sabrina Amadei, diretora de cultura, talentos e processos




3AW BRASIL

- O que as lições de 2020 geraram de mudanças para 2021? Como ficou o home office?

A principal mudança na minha leitura é que com o home office vimos ser plenamente possível atrair profissionais de qualquer parte do planeta. A 3AW, com uma estrutura global, pode agora interagir com muito mais propriedade e com a certeza da entrega ideal. Está sendo um excelente aprendizado. Quanto ao RH, vamos ampliar o banco de dados de profissionais que possam ser ativados de qualquer lugar.

- A agência sofreu mudanças no ambiente? Teve áreas criadas?

A agência ainda não recebeu nenhuma mudança pois entendemos ser necessário continuar em home office por mais algum tempo. Mas, certamente, uma forma mais híbrida, leve e ágil irá surgir, incluindo o redesenho da sede.

Roberto Amarante, CEO




WMCANN

- O que as lições de 2020 geraram de mudanças para 2021? Como ficou o home office?

O trabalho remoto demandou uma mudança de mindset das lideranças para assegurar uma boa comunicação interna, uma maior atenção com o bem-estar dos colaboradores e a manutenção do foco em resultados. Esse novo comportamento se manterá em 2021, seja ele em home office ou no regime presencial. Enquanto a pandemia estiver presente, manteremos o escritório aberto para comparecimento voluntário daqueles que precisam de um espaço estruturado de trabalho (atualmente, o uso do ambiente de trabalho é voluntário e está limitado para até 10% da nossa capacidade). Mesmo ao final da pandemia, acreditamos que a manutenção de um regime híbrido – em que haja o equilíbrio entre momentos de reuniões presenciais e busca de inspiração na troca do dia a dia com o outro; e também de momentos para aproveitar um tempo de qualidade e concentração em casa – será um modelo produtivo de trabalho.

- A agência sofreu mudanças no ambiente? Teve áreas criadas?

A segurança e o bem-estar de nossos colaboradores são e continuarão sendo nossa prioridade. Adaptamos os escritórios para pandemia com várias mudanças na estrutura, bem como novas práticas e protocolos contra a covid-19. Colocamos tapete higienizador, totens de álcool gel, asseguramos o distanciamento social adequado entre as mesas, disponibilizamos máscaras, lenços secos e antissépticos, além de seguir protocolos como questionários de saúde e aferição da temperatura. Criamos também novos espaços de convivência em locais abertos e fora de salas de reunião fechadas. A agência remodelada atenderá até 70% dos nossos colaboradores, o que naturalmente demandará uma nova organização dos times, como o regime híbrido de trabalho já citado.

Paula Molina, diretora de RH

Lena Castellón

Mudanças no trabalho III

/