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Noticiário na web alcança confiabilidade de TV
O noticiário da internet alcança, em alguns países desenvolvidos, o mesmo grau de confiabilidade que os telejornais, de acordo com o estudo Mundo Digital, Vida Digital realizado pela TNS, empresa global de pesquisa de mercado, com mais de 27 mil pessoas de 16 países.
Nos EUA, França e Itália a população dá mais crédito às notícias veiculadas na web do que às divulgadas na TV, diz a pesquisa.
Nos EUA, 38% dos entrevistados acreditam mais em notícias da web do que nas veiculadas no meio televisivo (33%). Na França, a proporção é de 28% para as informações da web contra 24% das notícias de TV. Já na Itália, 41% dão mais crédito ao noticiário digital do que aos telejornais (24%).
Na Europa, a Escandinávia é a região que apresenta o maior nível de confiança nas notícias do meio digital mais da metade da população recorre à internet para entender o que acontece no mundo.
A credibilidade desse meio foi apontada por mais da metade de todos os entrevistados da Finlândia (54%), da Suécia (50%), da Noruega (48%) e da Dinamarca (48%).
Os blogs, entretanto, ainda são uma exceção no ambiente web por serem vistos como instrumentos de informação pouco confiáveis.
Os entrevistados avaliaram 13 fontes de informação notícias online, blogs, Wikipedia, sites de empresas, sites setoriais (associações e entidades de classe), fóruns de opinião, sites de comparação de produtos, noticiário de TV, jornais, artigos/papers, catálogos de empresas, revistas especializadas e recomendações de amigos classificando-as em uma escala de 1 (não acredito em nada) a 10 (completamente confiável).
Quatro entre dez dos pesquisados (42%) revelaram confiar integralmente na recomendação dos amigos. Um número praticamente equivalente de pessoas (41%) demonstrou confiança nos noticiários de TV, da internet (40%) e nos jornais impressos (39%).
Os blogs foram avaliados como canais menos confiáveis, ocupando a classificação mais baixa apenas um entre dez entrevistados (10%) acreditam nessa fonte.
Entre as ferramentas online mais bem cotadas destacam-se os sites de comparação de produtos (34%) e as opiniões de profissionais especializados dos sites setoriais (31%).