arrow_backVoltar

Música Digital

iMusica completa 10 anos

27.08.10

Empresa de gerenciamento, distribuição e comercialização de música digital pela internet e pelo celular, a iMusica (www.imusicacorp.com.br) completa dez anos de atividades em 2010.


A empresa, que acaba de expandir seus negócios para a Guatemala, Jamaica, Porto Rico e República Dominicana, em parceria com a America Movil, fechou o primeiro semestre de 2010 com aumento de 440% no número de downloads realizados nos canais web e mobile, se comparado ao mesmo período do ano passado. A expectativa de crescimento da receita para 2010 é de 145% em relação ao último ano.


Nessa última década, os sócios-executivos da empresa, Felippe Llerena e Paulo Lima, acompanharam mudanças drásticas no mercado fonográfico. Em 2002 a pirataria dominava a web e a iMusica possuía pouco mais de 10 mil músicas em seu acervo; atualmente, a empresa conta com 10 milhões de fonogramas licenciados por gravadoras e milhares de selos independentes de todo o mundo.


Com esse acervo, a iMusica afirma alimentar os principais sites de download no Brasil, as operadoras de telefonia móvel brasileiras e nove operadoras do Grupo America Movil na América Latina. Também exporta fonogramas de gravadoras brasileiras independentes para lojas online internacionais, tais como a iTunes.


O mercado da música digital faturou, em 2009, R$ 42,7 milhões. Desse total, 58,7% foram representados por receitas advindas da Internet (R$ 25.121 milhões) e 41,3% de vendas de música digital via telefonia móvel (R$ 17.657 milhões). Esse total representa 11,9% da indústria da música do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD).

“Atualmente, há inúmeras possibilidades de comércio com o áudio digital, seja para licenciar canções para celulares, seja para trilha sonora de games, mercado publicitário ou cartões de download. A música auxilia no aumento de percepção de uma marca ou produto, torna seu relacionamento com consumidores mais emocional, incrementa a penetração e integração de marcas no cobiçado universo das mídias sociais e, em alguns casos, até mesmo acaba por aumentar as vendas”, acredita Felippe Llerena, Diretor Executivo & Conteúdo da iMusica.
 

Música Digital

/