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Fenapro discute desafios das agências
O Encontro de Propaganda da Bahia, realizado pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) nos dias 20 e 21 últimos, reuniu publicitários de todo o país para discutir os desafios das agências em manter seus negócios em condição sustentável.
Questões como remuneração das agências, alta carga tributária, diminuição das comissões e taxas, concorrência predatória e verbas divididas com novas mídias foram algumas das problemáticas discutidas durante o encontro, que teve como objetivo buscar soluções que contribuam com o fortalecimento do setor.
Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro, afirma que a entidade deseja implementar esforços para ampliar o diálogo entre anunciantes, agências e veículos, principalmente com relação à remuneração das agências. O atual sistema de remuneração é questionado, mas não pode ser substituído de uma hora para outra. É preciso uma transição e um consenso, diz.
Para ele, "a busca de soluções também é de interesse dos anunciantes e veículos, pois pressões excessivas sobre as agências limitam e afetam a prestação de serviços".
Com o intuito de buscar soluções, a Fenapro está ouvindo os Sinapros (Sindicatos de Agências de Propaganda) para apresentar uma proposta junto ao comitê que está analisando as normas-padrão. A questão será levada ao Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão).
Para João Luiz Faria Netto, consultor jurídico do Cenp, as normas-padrão já completaram 10 anos, e é natural que seja feita uma releitura, mas sem alterar o modelo do negócio.